Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Amanhã, às 22h59, na RTP1

 

 

 

"Nas Ilhas das Especiarias - 500 Anos Chegada dos Portugueses às Molucas"


Este documentário da autoria de Gonçalo Cadilhe conta-nos a proeza da chegada dos portugueses às Molucas em 1512. Desde a preparação da viagem a partir de Malaca, sob as ordens de Albuquerque, passando pelas expetativas acalentadas com esta expedição, até às consequências que a descoberta das “Ilhas que produzem o cravinho” teve na geopolítica mundial — desde a viagem de Magalhães para determinar o anti-meridiano à economia da Idade Moderna baseada nas possessões coloniais, passando por episódios de grande ironia histórica como o da atribuição da ilha de Manhatan aos ingleses a troco da ilha de Rum.
 
Gonçalo Cadilhe pretende com este documentário informal mas didático, a meio caminho entre o registo “travel documentary” e lição de história, celebrar os 500 anos de precisamente um dos marcos mais significativos da História global.
 
Segundo o autor, a História da Humanidade fosse contada por marcos e momentos fundamentais, em vez do fluxo natural que lhe está associado e a que chamamos “correr do tempo”, a chegada dos primeiros europeus às Ilhas das Especiarias merecia figurar como um desses marcos fundamentais. O valor simbólico do desembarque da armada de António de Abreu nas ilhas da Banda e as aventurosas peripécias que conduziram Francisco Serrão a Ternate e Tidore davam ótimo material para um blockbuster de Hollywood.

Filmado “on the road” e contando com o depoimento de alguns dos académicos mais conceituados da Expansão Portuguesa, o documentário tem a duração de 55 minutos e será emitido amanhã às 22h59, na RTP1.