Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição - COLOR FIELD de JOÃO FEIJÓ

Centro Cultural Palácio do Egipto, de 17 de Janeiro a 24 de Março de 2013

 

A Câmara Municipal de Oeiras vai lançar a  exposição “COLOR FIELD” / CAMPO DE COR que vai mostrar mais de 40 obras do artista João Feijó.

Color Field, foi um movimento artístico que nasceu na Rússia em 1913 e que veio a ter grande expressão nos Estados Unidos, depois da chegada a esse país, no pós 1ª Grande Guerra, de vários artistas russos ligados a esse movimento.

Color Field, define-se como uma narrativa alternativa, onde o artista explora ao máximo a sua criatividade, sendo a sua maior fonte de inspiração, o próprio processo de pintar e a carga emocional dai resultante.

Muito posteriormente, também o artista João Feijó experimentou forte influência daquela corrente estética, para quem dois dos seus maiores representantes, Mark Rothko e Zao Wou Ki, passaram a ser verdadeiros ícones.

As obras expostas, pretendem mostrar uma nova abordagem da técnica da aguarela, explorando, João Feijó, novas formas estéticas de apresentar esta tão difícil técnica, dando aos campos de cor uma abordagem expressionista e espontânea, pretendendo chegar a novas formas de arte sobre papel.

Estamos na presença de uma mostra inovadora e muito pouco explorada da técnica da aguarela, motivo mais que suficiente, para merecer uma visita. 

10% das vendas das obras reverte para a Ser-Mais -  instituição de apoio as mulheres vitimas de SIDA e solteiras.

Ao longo da Exposição poderemos contar com:

  • Inauguração dia 17 de Janeiro, 5ªa feira às 19h.
  • Visita Guiada à Exposição por Margarida Prieto (Curadoria) dia 26 de Janeiro, Sáb às 16h.
  • Concerto de Guitarra (Música Brasileira) por Filipe Fontenelle dia 2 de Fev, Sáb às 16h.
  • Visita Jogo para Público Familiar dias 16 de Fev e ) de Março, Sábados às 16h.
  • Workshop de Aguarela por João Feijó dia 23 de Março, Sáb às 16h.

BIO

João Feijó nasceu em Lisboa em Abril de 1963, e iniciou-se na difícil técnica da aguarela em 1975, mas desde 1984, também dedica a sua arte a outras técnicas como: Óleo, acrílico, fotografia, carvão, arte-digital e escultura. Hoje dedica-se unicamente ás Artes Plásticas. Frequentou o curso de pintura, fotografia e escultura na A.R.C.O e o de desenho na S.N.B.A. Trabalhou também em conjunto com artistas de renome: Pedro Calapez e Ivo na A.R.C.O; Moreira Aguiar; Vieira Baptista; e Gustavo Fernandes e Artur Bual. Começou a trabalhar com a Galeria Multiface, e desde 1984 que se dedica unicamente às Artes Plásticas. Trabalhou também em conjunto com artistas de renome: Pedro Calapez e Ivo na A.R.C.O; Moreira Aguiar; Vieira Baptista; e Gustavo Fernandes e Artur Bual. Grande parte do seu trabalho encontra-se em colecções particulares, públicas e estatais espalhadas por vários cantos do mundo, nomeadamente no Canadá, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Brasil, Estados Unidos da América, Japão, Macau, China, Tunísia, França, Holanda e Angola e no espólio de arte do Vaticano em Itália.

Centro Cultural / Palácio do Egipto – Rua Alvaro António dos Santos 2780 – 182 Oeiras / Tel: 21 440 83 91

Horário – 3ª feira a Domingo, das 12h às 18h. Encerra feriados.