Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Fado para Dois - Lenita Gentil e Natalino Jesus no MUSEU DO FADO

 

 

O MUSEU DO FADO acolhe Fado para Dois, um espetáculo único, com duas das maiores e mais reconhecidas vozes do Fado em Portugal, Lenita Gentil e Natalino Jesus.

Este espetáculo e os dois CD’s editados com o mesmo nome foram uma exigência do público, que cobrou ter em palco ao mesmo tempo o melhor dos dois fadistas. Cruzou continentes e palcos sempre arrebatando plateias nos últimos anos, e continua a ser requisitado pela sua qualidade e objetividade.

Aqui o Fado é um duo de almas, memórias e tradição, que nos faz regredir no tempo, lembrando velhos fadistas e autores que marcam o Património Imaterial da Humanidade. 

Dia 30 de Janeiro, às 21h30, no auditório do Museu do Fado.

Entrada livre no limite dos lugares disponíveis. Agradecemos confirmação de presença através do tel. 218 823 470 ou do e-mail info@museudofado.pt

 

 

Lenita Gentil

Com mais de 80 discos já gravados, a cantora que se estreou com 16 anos aos microfones dos Emissores do Norte Reunidos (Porto) pela mão do maestro Resende Dias, tem no seu currículo diversas passagens por festivais de música nacionais e internacionais.

A sua estreia televisiva no programa "Riso e Ritmo" (1964), de Francisco Nicholson e Armando Cortês, abriu caminhos a uma carreira artística de excepção. Entre outros prémios, ganhou o Festival da Canção da Figueira da Foz (1967), o Óscar da Imprensa (1968), Festival Hispano - Português do Douro (Aranda Del Duero) em 1966, 1968,1969 e 1970)) e o Prémio da Crítica nas Olimpíadas da Canção, em Atenas (1973).

Da sua discografia destacam-se os enormes sucessos “Eles Foram tão Longe", (Carlos Paião) e "Preciso de Espaço" (Vasco de Lima Couto/Verónica). Com uma actividade constante, Lenita tem percorrido palcos de quase todos os países do mundo. No cinema participou no filme "Os Toiros de Mary Foster", de 1972, onde protagoniza o papel de cantora. Em Outubro de 2005 lançou o álbum "Outro lado do fado" pela Ovação com temas inéditos adaptados a músicas do fado tradicional, e temas criados por Amália Rodrigues que lhe valeram o “Troféu Amália Rodrigues” para o Melhor Álbum de Fado. Em 2012 lançou “Momentos”, também pela Ovação.

 

Natalino Jesus

Nasceu na Madragoa, um dos bairros mais típicos da cidade de Lisboa. Desde menino que conviveu na ambiência da música popular portuguesa e mormente do Fado. A paixão pela cidade, as suas cores e tipos, as varinas, as marchas populares, desde cedo estão patentes na forma singular como interpreta. Depressa o prazer de cantar o levaria à sua profissionalização enquanto fadista, com apenas 15 anos. Após ter vencido a “Grande Noite do Fado” em 1985 começa a gravar, tendo já mais de 200 temas em discos. É, no entanto, ao vivo e nas inúmeras casas de fado da cidade onde sempre tem cantado, que se reconhece o seu valor como intérprete da grande música nacional portuguesa.