De segunda a sexta, a partir das 22h00, na RTP2
![]() 5 NOITES, 5 FILMES
![]() No CINCO NOITES CINCO FILMES da próxima semana vamos privilegiar o cinema francês
![]() 2ª feira, dia 3 de junho 22h14 - MONSIEUR BATIGNOLE (“Monsieur Batignole”)
Paris no ano de 1942 está ocupada pelo exército alemão. O senhor Batignole, um homem tímido, começa a trabalhar para o exército nazi graças à ação de Jean-Pierre, noivo da sua filha. Jean-Pierre tornou-se um colaboracionista pronto a denunciar judeus. Quando a família Bernstein é presa, a sua casa é cedida a Batignole. Este decide dar uma festa de agradecimento aos nazis. No decorrer da festa, o jovem Simon Bernstein, que havia escapado aos nazis, regressa para se juntar à sua família. O outro lado da guerra, o lado no qual os colaboracionistas se movem e ganham com o comportamento de ajuda ao invasor.
Com: Gérard Jugnot, Jules Sitruk, Michèle Garcia. Realização: Gérard Jugnot, 2002
3ª feira, dia 4 de junho 22h22 - AZUL (“Bleu”)
Julie perde o marido, um famoso compositor e a filha de ambos num trágico acidente de carro. A partir daí, Julie tenta viver uma nova vida sem compromissos, tristezas e amor. Ela tenciona cometer uma espécie de suicídio espiritual, afastando-se da vida e do mundo que a rodeia, vivendo completamente independente, anónima e só, numa cidade como Paris. Blue é o primeiro filme de uma trilogia do realizador Kieslowski, que lida sobre a sociedade contemporânea francesa e o seu mote: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. O tema do filme, a liberdade, é manifestado por Julie, quando ela tenta viver uma nova vida, depois da morte do marido e da filha. Uma obra-prima que é uma inteligente abordagem à moderna realidade francesa.
Com: Juliette Binoche , Benoît Régent, Florence Pernel Realização: Krzystof Kieslowski, 1993
4ª feira, dia 5 de junho 22h25 - AS TRÊS CORES: BRANCO (“Trois Couleurs – Blanc”)
Segundo filme da trilogia do famoso realizador Kieslowski sobre a atual sociedade francesa, e tendo como tema principal a igualdade. Branco conta a história de Karol, um imigrante polaco que casa com uma bela francesa Dominique e vai trabalhar para Paris como cabeleireiro. Karol ama a sua mulher com paixão, mas esta quer divorciar-se dele, alegando a sua inabilidade para consumar o casamento. Forçado a ir pedir para as ruas, e em riscos de voltar para a Polónia, Karol jura vingança.
Com: Zbigniew Zamachowski,Julie Delpy,Januzs Gajos, Jerzy Sthur Realização: Krzystof Kieslowski, 1994
5ª feira, dia 6 de junho 22h18 - AS TRÊS CORES – VERMELHO (“Trois Couleurs – Rouge”)
O terceiro e último filme da trilogia de Kieslowski, conta a história de Valentine, uma jovem modelo que vive em Genebra. Um dia conhece um juiz, reformado, que espia a vida dos seus vizinhos, através das chamadas telefónicas. Não o faz por dinheiro, mas sim para alimentar o seu cinismo. Vermelho é essencialmente uma história acerca do relacionamento entre algumas pessoas, Valentine e o juiz e também outra gente, que não tem consciência da relação que mantém com Valentine e/ou o juiz.
Com: Iréne Jacob, Jean-Louis Trintignant, Frédérique Feder Realização: Krzystoff Kieslowski, 1994
6ª feira, dia 7 de junho 22h00 - FERRUGEM E OSSO (“De Rouille et D´Os”)
Um filme dramático sobre segundas oportunidades. Alain (Matthias Schoenaerts) é um homem solitário que se depara com a necessidade de cuidar sozinho de Sam, o seu filho de cinco anos. Sem emprego, decide mudar-se para casa da irmã, em Antibes, no Sul de França. Aí, consegue trabalho como segurança numa discoteca onde, por mero acaso, conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas cuja vida parece saída de um conto de fadas. Alain leva-a a casa e deixa-lhe o seu número de telefone. Uma noite, ela liga-lhe. Um acidente deixou-a paraplégica e ela sente-se completamente perdida e infeliz. Alain vai ajudá-la e, entre duas pessoas absolutamente diferentes, acaba por nascer um amor profundo e redentor.
Com: Marion Cotillard, Matthias Schonaerts, Armand Verdure Realização: Jacques Audiard, 2012 | |