Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Companhia Olga Roriz no Teatro Garcia de Resende em Évora

 

No âmbito do projeto Rede “Culturbe – Braga, Coimbra e Évora”, o Cendrev – Centro Dramático de Évora, irá acolher no Teatro Garcia de Resende, em Évora, a Companhia Olga Roriz, com duas performances diferentes, “Present in Progress”, no dia 3 de Julho e a mais recente criação deste ano “A Sagração da Primavera” – Um solo de Olga Roriz, no dia 6 de Julho, às 21h30.




RESENT IN PROGRESS

Dia 03 de Julho, às 21h30

 

Present in Progress é um encontro de dois gestos distintos, a dança e a pintura.

Juntos e ao vivo, pintor e coreógrafa dialogam na sua solidão.

A música é a única ligação entre eles, espacial e temporal.

Ela move-se colada a uma tela branca. Ele está em pé em frente a uma mesa em branco, câmaras de vídeo, tintas, pincéis, papeis…

O Movimento dela flutua entre as explosões de linhas e cores.

O resultado é ora dramático, ora poético.

Cada performance é uma nova experiência, uma viagem diferente e sempre com uma outra história para contar.

O cruzamento da dança, da pintura, do vídeo e da música, manipulados em tempo real pelos dois criadores, transporta o espectador para um universo genuíno e apaixonante.

 

 

Conceção e Espaço cenográfico: Olga Roriz e João Raposo, Coreografia e Interpretação: Olga Roriz, Pintura e Vídeo: João Raposo, Música: Balanesco Quartet “Possessed”, Diretor de produção: Fernando Pêra, Produtora executiva: Teresa Brito

 

Duração aproximada: 20 minutos

M/12 anos

 

 

 

NOVA CRIAÇÃO DA COMPANHIA OLGA RORIZ

“A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA” – Um solo de Olga Roriz

Dia 06 de Julho, às 21h30

 

 

Olga Roriz após 36 anos de carreira como intérprete a 9 solos criados, lança-se pelo duplo desafio.

A revisitação de uma obra maior como é A Sagração da Primavera e a insistência da sua longevidade como bailarina e intérprete. Poucos são no Mundo os criadores que se propõem a coreografar esta obra, muito menos ainda os que aos 56 anos de idade dançam.

Olga Roriz é a única intérprete/criadora que no nosso País e das poucas na Europa que continuam a transmitir pelo seu próprio corpo o seu legado coreográfico e artístico, continuando a construir, desenvolver e partilhar com o público a sua presença gestual e interpretativa impar.

 

2013 celebra o centenário da criação de A Sagração da Primavera por Nijinsky/Stravinsky.

Após a sua primeira criação desta obra, Olga Roriz confessa: -  “Algo ficou por fazer, tanto ficou por ser dito. Pretendo encontrar um outro estar, uma acumulação do mesmo mas sempre em renovação, jamais entendido. Ignorar os tabus, reescrever a história, acrescentar as referências e criar o momento. Paixão, memórias e saber, manter-se-ão intactos, serão respeitados mas sem voz, sem espaço, sem presente.

Corpo a corpo num confronto nunca pacífico.”

 

 

Direção e Interpretação: Olga Roriz, Música: Igor Stravinsky, Cenário e Assistência Dramatúrgica: Paulo Reis, Figurino: Olga Roriz e Paulo Reis, Desenho de Luz: Cristina Piedade, Desenho de Som: Sérgio Milhano, Diretor Técnico: Manuel Alão, Técnico de Som: Miguel Mendes, Assistente de Cenografia e Figurino: Maria Ribeiro, Diretor de Produção: Fernando Pêra, Produtora Executiva: Teresa Brito

 

Duração aproximada: 40 minutos

M/ 12 anos

 

 

Preço de bilhetes (para cada um dos espetáculos)

Preço Normal: 4 €

Funciona o Passaporteatro versão estudante: 3 €

Funciona o Passaporteatro Sénior