Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

15 de agosto é dia de aniversário de Santo António

MA_GRA_0205_02.jpg

 

 

No dia 15 de agosto celebra-se o feriado da Assunção de Nossa Senhora mas em Lisboa assinala-se também o dia que a tradição considera ser o do nascimento do seu santo mais popular.


Não se sabe ao certo qual o dia de nascimento de Santo António. A data de 15 de agosto é uma tradição tardia que se impôs a partir  do séc. XVIII, mas a
 coincidência com o feriado da Assunção de Nossa Senhora reforça a grande devoção que o Santo lisboeta manifestou a Nossa Senhora desde muito cedo.

 

Para comemorar este dia, no Museu de Lisboa – Santo António a entrada é gratuita, uma oportunidade para conhecer um espólio único no mundo.

  

 

O Museu

O Núcleo de Santo António do Museu de Lisboa reabriu ao público em julho de 2014, depois de uma intervenção que resultou na ampliação do espaço e na apresentação duma nova exposição permanente. A exposição dá a conhecer a figura do Santo, enfatizando a sua relação com Lisboa, cidade onde nasceu e viveu até aos 20 anos. Destaca a rica iconografia de Santo António mostrando como se construiu a sua imagem ao longo dos séculos e a sua curiosa carreira militar póstuma, no decurso da qual ocupou, desde o século XVI, diversos cargos em Portugal, no Brasil, em Macau e em países africanos. A Igreja que lhe é dedicada, erguida no local tradicionalmente considerado o do seu nascimento, é outro dos núcleos da renovada exposição, que aborda ainda o culto que lhe é prestado e as formas singulares de que se reveste em Portugal e nos países de evangelização portuguesa. A reputação de milagreiro de Santo António, as tradições que lhe estão associadas (santo casamenteiro, santo dos objetos perdidos) e as diversas festividades (a procissão, os casamentos, os arraiais, as marchas) completam o circuito expositivo. Outra das valências é uma área especial dedicada a Fernando Pessoa, poeta nascido a 13 de junho, que deve o seu nome (Fernando António) à devoção da mãe ao santo lisboeta.

 

Uma das novidades da exposição consiste na apresentação de peças de coleções públicas e privadas, em paralelo com as do acervo da Câmara Municipal de Lisboa, as quais serão periodicamente renovadas, permitindo dar a conhecer o vasto espólio de temática antoniana disperso pelo país. Destaque para as peças do Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional de Arqueologia, Museu de Aveiro, Museu Nacional Machado de Castro, Museu dos Biscainhos e de vários colecionadores privados. 

 

Museu de Lisboa - Santo António

Largo de Santo António da Sé, 22

Terça a domingo, das 10h às 18h

218 860 447 | museudelisboa@cm-lisboa.pt

www.museudelisboa.pt