Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SETÚBAL ACOLHE 5ª SEMANA TEMÁTICA DA DEFICIÊNCIA


A 5ª Semana Temática da Deficiência começa dia 3 de Dezembro em Setúbal, cuja abertura oficial decorre às 16h00 na Biblioteca Municipal daquela cidade.

 

 

Uma hora depois, inaugura no mesmo local a Exposição “Vamos Pintar um Mundo para Todos”, da APPDA Setúbal. A mostra está patente até 13 de Dezembro no horário – Segunda a Sexta – 9h00 às 19h00; Sábado – 14h00 às 19h00

 

 

 

No dia 4, a iniciativa “Um dia com Arte” tem lugar na Casa da Cultura e que inclui Workshop Expressão Musical (9h00 – 10h00); Workshop Expressão Corporal ( 10h30 – 12h00); Momentos de Arte (14h00 – 15h30) com a participação do Grupo Rodança - APPACDM de Setúbal, Luís Piçarra e Gabriel Roque - APPDA Setúbal, Grupo Pensar Teatro - Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco e Sebastião da Gama - Externato Rumo ao Sucesso, além de danças de Salão em cadeira de rodas.

 

 

 

Workshop Expressão Dramática (15h30 – 17h00) e Workshop Expressão Plástica (17h30 – 19h00) também ocorrem num dia que é encerrado pelo Ciclo de Conversas Interculturais “Às voltas com…” com a participação social das pessoas com deficiência. 

 

 

 

No dia 5 tem lugar o Encontro sobre Deficiência e Igualdade de Género, Auditório Municipal Charlot (Programa em Anexo)

 

 

 

A 6 de Dezembro acontece a Acção de Formação – Roteiro para a Prevenção e Intervenção em Contexto Institucional. Situação de Maus Tratos a Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou multideficiência. Entre as 9h30 – 12h30 e 14h00-17h30, na sala Polivalente da Biblioteca Pública Municipal e com a formadora Alexandra Mendes (FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, F.C.R.L.)

 

 

 

No dia seguinte, um debate sobre Inclusão Participação e Cidadania, sob o tema “As Autarquias na Promoção dos Valores de Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência e Respetivas Acessibilidades”.

 

 

 

Acontece às 15h no Salão Nobre dos Paços do Concelho e é promovido em parceria com a CNOD – Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes

 

 

 

No ultimo dia, a 8 de Dezembro, o Fórum Municipal Luisa Todi recebe o espectáculo, a partir da 16h00 “RAMP IT – Tudo Sobre Rodas”, uma história em torno de um rapaz com limitações físicas e um enorme desejo de voar, “RAMP IT” visa promover a inclusão social das pessoas com deficiência. O espetáculo é apresentado pelo grupo “Tudo Sobre Rodas”, que reúne atores com e sem deficiência motora.

 

 

 

Trata-se de um projeto de dança inclusiva subordinado ao tema ”Somos Todos Iguais…”, com o qual se pretende sensibilizar a comunidade para o fenómeno da deficiência e para as barreiras físicas, psicológicas e sociais que estas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia.

 

 

 

Ao mesmo tempo pretende-se reforçar a mensagem de que as pessoas com deficiência são capazes de realizar todo o tipo de atividades, apesar das suas limitações, sendo que a arte desempenha um papel preponderante na inclusão social dos indivíduos.