Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

15ena da Juventude do Barreiro até dia 1 mas com “bónus” a 6 e 7 de abril

 

 

Ontem, terça-feira, dia 27 de março, decorreu, no Pavilhão da Escola Secundária de Santo António, o Torneio de Futebol Inclusivo. RUMO, NÓS e CERCIMB, as três instituições do Concelho que desenvolvem trabalho com jovens com deficiência e incapacidade, protagonizaram este animadíssimo evento. Na Cerimónia de Entrega de Prémios esteve presente o Vereador da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela área da Juventude, Bruno Vitorino.

 

Torneio de Futebol Inclusivo-06_n (2).jpg

 

A 15ena da Juventude do Barreiro prossegue, estando o seu Encerramento à vista. O evento termina a 1 de abril, estando previsto um “bónus” a 6 e 7 de abril.

 

Para 30 de março, a partir das 22h00, está agendada a Apresentação do Álbum “Apollo 13”, “assinado” pelo rapper barreirense Kyra – Know Your Rap Alignment. Ponto-de-encontro: Vitoriana at SIRB Os Penicheiros.

 

“Love Music”, a 31 de março, 21h00, na SIRB “Os Penicheiros”, inspirará a Festa de Encerramento. “Love Music” – Angolano Lisboa Santos, P.Jee, Abelha Negra Gdb Família, e Dj Ciro Fox e Enzo Lopes.

 

 

Programação até 7 de abril:

WORHSHOP HOFFDOT “SERIGRAFIA”

30 MARÇO | 16h00 | ESCOLA CONDE DE FERREIRA

A HOFFDOT é uma marca que visa fazer críticas construtivas à sociedade, pensando assim fora da caixa, daí termos sempre as nossas imagens a sair de uma caixa de cortiça. A serigrafia é a forma de impressão da Hoffdot, este workshop visa desvendar alguns dos segredos da oficina de impressão da marca, e o caminho iniciado por esta jovem empreendedora Barreirense.

Inscreve-te no Espaço J ou através do e-mail: cmb.juventude@gmail.com

Limite de participantes: 12 pessoas | Gratuito

Projeto: Ana Silva

 

 

APRESENTAÇÃO DO ÁLBUM “APOLLO 13”

30 MARÇO | 22h00 | VITORIANA AT SIRB OS PENICHEIROS

Album Apollo13-Kyra_15ena Juventude Barreiro 2018.

 

KYRA, acrónimo de Know Your Rap Alignment e heterónimo de João Oliveira, é um rapper natural do Barreiro, nascido a 28 de maio de 2000. Tudo começou em 2015 quando começou a escrever as suas primeiras letras sem qualquer objetivo a nível musical, apenas escrevia por prazer à escrita. Foram imensas as horas que passou no seu quarto desabafando com cadernos até que, 2 anos depois, resolveu partilhar os seus pensamentos com o mundo, lançando a sua primeira música no dia 18 de fevereiro de 2017 intitulada de "Decisão". Lançou o seu primeiro single no dia 5 de março de 2017 intitulado de "Universo”. Uns meses depois, Kyra sobe pela primeira vez a um palco no dia 17 de junho de 2017 no Festival da Liberdade. 5 atuações mais tarde, lança para as plataformas digitais a sua primeira mixtape denominada "Apollo 13" no dia 30 de dezembro de 2017. Atualmente tem 15 músicas disponíveis nas plataformas digitais.

Entrada Livre

Projeto: KYRA

 

 

FESTA DE ENCERRAMENTO DA 15ENA DA JUVENTUDE

LOVE MUSIC – ANGOLANO LISBOA SANTOS, P.JEE, ABELHA NEGRA GDB FAMILIA e DJ CIRO FOX e ENZO LOPES.

31 MARÇO | 21h00 | SIRB “Os Penicheiros”

Love Music_15ena Juventude Barreiro 2018.jpg.png

 

Love Music é um programa online que tem como principal objetivo partilhar o talento de vários artistas convidados, abrangendo vários estilos musicais.  Com o esforço e dedicação de toda a equipa, nomeadamente: Waldmar Lopes; Alex Shol; André Antunes; Tarik Lima; Cláudio Fragoso e Jimmy Amando, o projeto Love Music ganhou vida no espaço “Casinha”, na Cidade Sol, após várias remodelações e aquisição de equipamento de som. A partir daí começaram a convidar vários artistas e a lançar o programa nas redes socias (youtube, facebook e site) para mostrar aos seguidores os seus trabalhos.

Assim, o Love Music propõe, para a 15ena da Juventude 2018, uma grande festa de encerramento com muita música e boa disposição com nomes como ANGOLANO LISBOA SANTOS, P.JEE, ABELHA NEGRA GDB FAMILIA, DJ CIRO FOX, ENZO LOPES e MANA ESKILA.

Entrada Livre

Projeto: Associação Informal de Jovens da Cidade Sol

 

 

DURANTE A 15ENA…

CIRCUITO DE ARTES PLÁSTICAS DE JOVENS ARTISTAS

PATENTE ATÉ 01 DE ABRIL

Vários locais que são habituais no teu quotidiano, transformam-se num circuito de promoção artística, com 8 exposições a decorrer durante a 15ena da juventude: Espaço J, Vitoriana at SIRB “Os Penicheiros”, Roll Bar, Escola Conde Ferreira, Bacu Tu, SDUB “Os Franceses”, Mercado Municipal 1.º de Maio.

 

EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM TELA | Ana Catarina Saagum

Espaço J

Ana Catarina Saagum apresenta mais uma vez a sua arte, com o objetivo de transmitir a sua paixão e amor através das suas obras. Procura levar o observador para uma dimensão paralela e fazê-lo conhecer melhor este seu mundo.

 

ESTAÇÃO SUL E SUESTE – PLATAFORMA MULTIDISCIPLINAR DE REFLEXÃO DA PAISAGEM DO BARREIRO | Frederico Vicente, Diogo Simões e Paula Simão

Entrada do Mercado Municipal 1º de Maio

"Estação Sul e Sueste é uma plataforma multidisciplinar de pensamento e reflexão. Tratando-se de visões sobre o território que o Barreiro ocupa, assenta a sua tónica naquela que é a especificidade da paisagem industrial desta margem do Tejo. Tem como pretensão trazer perspetivas distintas sobre o que são a memória e identidade do concelho, para dentro de uma janela que é simultaneamente uma montra. São convidados artistas, arquitetos, historiadores, geógrafos entre outros a materializarem as suas visões em peças não convencionais expostas. São estes os temas: a cidade, as suas gentes, os seus lugares, as correlações e os desafios que enfrenta, aquilo que é o seu património, mostrando-se, sempre, livre e isenta de qualquer conotação e ou associativismo. O nosso mote é que a semântica da palavra estação seja recetáculo de acontecimentos efémeros, nesta outra margem do rio que deve desencadear as suas próprias dinâmicas culturais.“

 

DESIGN GRÁFICO | Pedro Clemente

Baco Tu

Pedro Clemente é um jovem de 22 anos natural do Barreiro e traz-nos três cativantes propostas e os seus mais recentes trabalhos. Estudante de design gráfico e amante de fotografia, capta, através da sua objetiva, a essência natural tanto de pessoas como de paisagens, sejam elas urbanas ou naturais.

 

RETRATOS – EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA | Pedro Clemente

SIRB “Os Penicheiros”

 

FOTOMANIA – EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA | Nuno Martins

Roll Bar

Tem 18 anos e começou a fotografar praticamente há 2 anos e desde aí tornou-se uma paixão. Este jovem procura capturar momentos únicos e naturais.

 

PAISAGEM - EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA | Pedro Clemente

SDUB “Os Franceses”

 

EXPRESSIVIDADE NA ARTE | Ana Catarina Saagum, Fátima Silvestre, Carolina Lopes Silva, Rita Sousa e Melissa Brasil

Escola Conde Ferreira

“Há vários motivos que distinguem o Barreiro de outros concelhos e a arte é um deles…” são palavras da Ana Catarina Sagum. Com este evento, a autora pretende demonstrar que por mais diferentes que sejam os traços dos artistas todos merecem o reconhecimento enquanto tal.

 

REVIVESCÊNCIA – INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS | Diogo Simões e Frederico Vicente

Avenida da Praia

Ato sob a ideia de reviver, pretende-se, na forma de instalação, iniciar a discussão pública acerca da necessidade de compreender o tecido urbano mais envelhecido do centro do Barreiro. Vítima da ausência da criação de oportunidades, compõe ainda assim, uma estrutura base essencial, edificada e não-edificada, na identificação da população com a própria cidade.

 

 

CONCURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL: O BARREIRO PELOS NOSSOS OLHOS

ATÉ 01 DE ABRIL | POR TODO O CONCELHO

Este concurso pretende promover a fotografia, desenvolver a criatividade e sensibilizar a comunidade estudantil e jovens em geral para a importância do património local e a necessidade de valorizar o mesmo.

Através do tema “O Barreiro pelos nossos olhos”, espera-se que as fotografias captem a identidade patrimonial do concelho.

Inscrições através do email: cmb.juventude@gmail.com

Votação online de 02 a 06 de abril em:

https://www.facebook.com/gabinetejuventudebarreiro/

Exposição das fotos vencedoras 28 de abril a 28 de maio – Espaço J

Projeto: João Salvado

 

 

HOFFDOT STREET VIEW

VÍDEO REPORTAGEM DA 15ENA DA JUVENTUDE

ATÉ 01 DE ABRIL | PROMOÇÃO DOS PROJETOS DA 15ENA

Podes acompanhar no Facebook do Gabinete da Juventude

Projeto: Ana Silva e João Bigos

 

 

BÓNUS…

XI ESAC LAN PARTY

06 E 07 ABRIL | ESCOLA SECUNDÁRIA AUGUSTO CABRITA

+ info: http://www.lanesac.com/

Organização: ESAC

 

Trinta e seis projetos – número record de propostas – integram a programação, com a diversidade a ser a nota dominante.

 

Num programa feito por e para jovens, até a imagem do evento é da autoria de uma jovem: Ana Silva, designer barreirense, criadora da marca Hoffdot.

 

Toda a programação e atualizações podem ser acompanhadas no Sítio Oficial da CMB na Internet e Facebook, páginas http://www.cm-barreiro.pt/ e https://www.facebook.com/municipio.barreiro.

 

A 15ena da Juventude é uma mostra de ideias e projetos de jovens do Concelho e associações cuja a sua natureza esteja ligada à área da juventude. Os projetos têm o apoio do Gabinete da Juventude da CMB através de recursos e meios que permitem a sua realização.

Os jovens envolvidos fazem parte de todo o processo, proporcionando-lhes a oportunidade de participar ativamente na dinâmica do Concelho nas mais diversas áreas.

A extensa oferta de iniciativas procurará dinamizar as instalações municipais e equipamentos do Movimento Associativo, bem como do Comércio local, com eventos descentralizados, a criação de um circuito de artes plásticas e a reflexão sobre o espaço público e património do Concelho.

 

 CMB