Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

19º Aniversário do grupo de Cantares "Cantar Alentejo"

cantares.jpg

 

Integrado na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Mora

 

19º ANIVERSÁRIO DO GRUPO DE CANTARES “CANTAR ALENTEJO”

 

O Grupo de Cantares “Cantar Alentejo”, integrado na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Mora (ARPI), comemora dia 13 de Novembro o seu 19º aniversário com um festival de Cante Alentejano.

 

A Casa da Cultura de Mora acolhe a partir das 13h00 as actuações dos Grupos de Cantares da Misericórdia de Pavia, de Cabeção, Alentejanos de Brotas, de Fronteira e “As Cachopas” dos Reformados de pavia, além Grupo Coral da 3ª Idade dos Foros de Vale Figueira e, naturalmente, o Grupo anfitrião e aniversariante.

 

“Cantar Alentejo” é um grupo de cantares integrado na associação que lhe deu o nome e, entre os quatro grupos de cantares que existem actualmente no concelho de Mora, este foi o que iniciou a actividade mais cedo, a 25 de Maio de 1997.

 

Do grupo "Cantar Alentejo" da ARPI de Mora fazem parte cerca de 20 elementos e o seu principal objectivo é manter vivas as canções populares Alentejanas.

 

Adoptou algumas das mais interessantes indumentárias domingueiras, de ver a Deus, arremediadas, lavradora, noiva, viúva, fidalga e traje de lavrador de homem, fielmente reproduzidas da época situada entre finais do século XIX e princípios do século XX, que dão colorido e identificam o estrato social a que cada pessoa pertencia.

 

O repertório é composto por músicas recolhidas pelo próprio grupo, sendo as canções tipicamente Alentejanas.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.