Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

2 Fev. | CONFERÊNCIA "Fazer chorar, horrorizar, morrer cantando: Cantores de ópera italiana no período Romântico" no âmbito da exposição "Cantores de Ópera" | MUSEU NACIONAL DA MÚSICA

O MUSEU NACIONAL DA MÚSICA agradece a divulgação da conferência da Professora Luísa Cymbron, no âmbito da exposição de gravuras "Cantores de Ópera", patente até 27 de Fevereiro.
 

2 de Fevereiro, pelas 19h | #EntradaLivre
Fazer chorar, horrorizar, morrer cantando: Cantores de ópera italiana no período Romântico

é o título da conferência que Luísa Cymbron, investigadora e professora do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, apresentará no Museu Nacional da Música. 
A conferência será pontuada com momentos musicais que terão a participação de Ana Paula Russo, João Paulo Santos, Ariana Russo, Bruno Almeida e João Oliveira. A entrada é livre.

Programação integrada na exposição "Cantores de Ópera - Colecção de gravuras do Museu" patente até 27 de Fevereiro.

 

 

conf luisa c.png

 

 

Luísa Cymbron doutorou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, onde também ensina. Desde 2007 é membro do CESEM. As suas áreas de investigação centram-se na música portuguesa do século XIX e na recepção do repertório italiano e francês em Portugal e nas relações musicais entre Portugal e o Brasil, durante o mesmo período. É autora, em colaboração com Manuel Carlos de Brito, de História da Música em Portugal (1992) e organizou na Biblioteca Nacional de Portugal a exposição Verdi em Portugal 1843-2001. Em 2012 publicou o volume de ensaios Olhares sobre a música em Portugal no século XIX:  ópera, virtuosismo e música doméstica (CESEM – Edições Colibri). Tem colaborado em diversos projectos de investigação em Portugal e no estrangeiro, como por exemplo: The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe (Musical Institutions and the Circulation of Music and Musicians in Europe 1600-1900) da European Science Foundation, “The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal”, “Theater of Laughter: Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900)” e “La Recepción de la Ópera Italiana y Francesa en España (1790-1870)” da Universidade de Salamanca. É autora de vários artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. Tem realizado em Portugal concertos comentados e outras actividades de divulgação procurando captar novos públicos para os fenómenos e repertórios que estuda.

 
 
Siga-nos em

instagram/museunacionaldamusica

fb/museunacionaldamusica

twitter/mnacionalmusica

museunacionaldamusica.pt
 
__________________________________________________________________________
MUSEU DA MÚSICA
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco
1500-359 LISBOA
T. (351) 21 771 09 90 / F. (351) 21 771 09 99