Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

20 anos EXPO 98: Pavilhão do Conhecimento volta a ser dos Mares

22maio-convite-05.png

Na próxima terça-feira, 22 de Maio, data em que se assinalam 20 anos da EXPO 98, o Pavilhão do Conhecimento dedica um dia de programação ao oceano. O "Pavilhão do Conhecimento dos Mares" reabriu em 1999 como "Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva" mas o oceano continua a fazer parte da sua identidade e da oferta que apresenta ao público. Neste dia, instituições que produzem conhecimento sobre o mar mostram aos visitantes o que mudou nos últimos 20 anos.

Será uma aventura de exploração marinha com actividades práticas sobre a saúde do oceano e conversas entre o público e os cientistas sobre os desafios da actualidade - desde os plásticos à perda de biodiversidade e à alimentação sustentável.

Às 15.00 o Primeiro-Ministro António Costa e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitarão o Pavilhão do Conhecimento.

Num dia em que o oceano será o "prato do dia", a Chef Patrícia Borges, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, irá mostrar como espécies menos valorizadas comercialmente, mas cujos stocks não se encontram ameaçados, podem fazer parte de uma gastronomia requintada promovendo escolhas mais sustentáveis.

Inaugura-se também a exposição "Skeleton Sea", da autoria dos artistas plásticos e praticantes de surf, Xandi Kreuzeder e João Parrinha, que constroem esculturas a partir de lixo recolhido nas praias e no mar.

Será ainda lançado o foto-catálogo "A história do Pavilhão - dos Mares ao Conhecimento", com os momentos mais marcantes das suas duas décadas de existência.

Programa detalhado e entidades participantes