Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MEMÓRIAS DO SÉCULO XX - VALEU A PENA: UM RETRATO DE MÁRIO MONIZ PEREIRA – DIA 12 DE AGOSTO, ÀS 23H15, NA RTP2

Dia 12 de agosto, às 23h15, RTP2

 

Um documentário de homenagem ao homem que levou várias gerações de atletas à vitória e que levou Carlos Lopes à medalha de Ouro. 30 anos depois, a RTP2 recorda e comemora a medalha de Ouro que Carlos Lopes ganhou na Maratona dos Jogos Olímpicos precisamente a 12 de agosto de 1984.

 

Mário Moniz Pereira nasceu em Lisboa, no ano de 1921. Com 10 anos de idade, já o pequeno Mário organizava os Campeonatos de Atletismo do Quintal, nas traseiras do prédio, onde competia em várias provas com irmãos, primos e amigos. Foi praticante de Andebol, Basquetebol, Futebol, Hóquei em Patins, Ténis de Mesa, Voleibol e Atletismo. Mas foi no Atletismo que mais se destacou, como um verdadeiro Fazedor de Campeões que projetaram Portugal no desporto mundial e que teve o seu apogeu com Fernando Mamede e, sobretudo, com Carlos Lopes, que ganhou a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal, nos jogos Olímpicosrealizados em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984.

 

Mas a história da vida de Mário Moniz Pereira, não se limita ao desporto. A música foi uma paixão tardia, que descobriu que sentado ao piano, era capaz de reproduzir qualquer música que acabasse de ouvir. E foi sobretudo no fado que o seu talento de compositor mais se fez ouvir, tendo sido consagrado com o fado Valeu a Pena, que Maria da Fé celebrizou. Compôs até hoje mais de 100 temas de sucesso, entre fados e música ligeira, assim como algumas letras, que têm sido interpretadas por alguns dos nomes mais importantes do panorama musical português, como:  Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, João Braga, Maria da Fé, Rodrigo, Carlos do Carmo, Tony de Matos, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho ou Camané.

 

Realização: António Pedro de Vasconcelos e Leandro Ferreira

Produção: Panavídeo

Portugal, 2012

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.