25 de Abril: Jovem Conservador de Direita e Óscar Branco debatem a liberdade no humor
25 de Abril: Jovem Conservador de Direita e Óscar Branco debatem a liberdade no humor
A 23 de abril, às 18h00, o Coliseu Porto Ageas organiza “O Humor é uma Arma?”, uma conversa sobre um tema recorrente nas últimas décadas e sobre o qual é especialmente útil refletir no momento em que celebram 50 anos da Liberdade: a liberdade do humor, e se o humor convive com limites. O painel conta com dois conhecidos humoristas nacionais, de diferentes gerações: Jovem Conservador de Direita (Bruno Henriques) e Óscar Branco.
Jovem Conservador de Direita
De que forma o debate sobre a liberdade no humor evoluiu nos últimos 50 anos? E os públicos, têm mudado a sua forma de encarar uma piada? Qual o poder do humor? Pode o humor ser tido como intolerante? Estas são algumas questões que vão ser colocadas ao Jovem Conservador de Direita e a Óscar Branco em "O Humor é uma Arma?", título inspirado na canção icónica de José Mário Branco, “A Cantiga É Uma Arma”.
Com moderação da jornalista da RTP Fátima Araújo, “O Humor é uma Arma” insere-se no projeto “Mantras Coliseu”, que em cada mês aborda uma temática diferente. O Mantra de Abril tem como tema o binómio "Liberdade > Humor" e insere-se na programação especial do Coliseu que celebra os 50 anos do 25 de Abril.
A entrada é livre, mediante levantamento prévio de bilhete, a partir de dia 22 de abril, às 13h00, na bilheteira do Coliseu, até à hora do debate. Lotação sujeita à limitação do espaço (Salão Jardim).
Óscar Branco
A sala que recebeu Humberto Delgado em 1958, vários comícios opositores à ditadura e ainda o último concerto da carreira de Zeca Afonso volta a celebrar a Revolução dos Cravos a 28 de abril, com os Concertos Promenade - Canções da Liberdade, com a Orquestra de Jazz de Espinho e as vozes de Marta Ren e JP Simões a cantarem títulos de Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Nina Simone ou Sam Cooke. A 29 de junho, terá lugar no Coliseu um concerto muito especial de evocação a José Afonso, com alguns dos músicos que estiveram com o autor de “Grândola, Vila Morena” neste palco, naquele que foi o último concerto da sua carreira, a que se vão juntar músicos da nova geração.
Biografias
Bruno Henriques - Jovem Conservador de Direita
Bruno Henriques e Sérgio Duarte criaram a personagem satírica "Jovem Conservador de Direita" em 2015. Presença assídua nas redes sociais, escreveram “A Era do Doutor” (Ed. Saída de Emergência, 2016), publicaram a revista “Le Docteur”, foram cronistas do jornal i, da revista Bang, fizeram sketches para o Canal Q e já somam cinco digressões de espetáculos ao vivo, sendo o último intitulado "Anda Tudo a Mamar". Têm três podcasts: “Jovem Conservador de Direita - o podcast”, “Alegria de Viver” e “Livros da Pi*a”. Continuam a fazer cenas.
Óscar Branco
Ator profissional desde 1 de outubro de 1979, integra diversas companhias como TUP, Pé de Vento, Realejo, Comediantes, Atitudes, Seiva Trupe, Visões Úteis e Teatro Nacional São João. É um dos “pais” do novo humor em Portugal, percorre o país há 40 anos, abrindo caminho às novas linguagens emergentes. Se no início o seu trabalho era constituído por sketches teatrais, com referências de proximidade a W. C. Fields, Woody Allen e aos Monty Phyton, foi gradualmente descobrindo um percurso original, próximo da Character Comedy e da Stand-up-Comedy, quando o conceito de homem e um microfone era ainda desconhecido em Portugal. Óscar Branco foi descobrindo, empiricamente, um humor ancorado na comédia de costumes e de observação.
Paralelamente à sua carreira de ator dirigiu, ao longo de 10 anos, o departamento de humor da Comunicasom (SIC) como guionista e diretor de atores. É autor de vários textos de teatro e encenador residente de Atitudes.
Fátima Araújo
Fátima Araújo nasceu a 4 de Maio de 1975, é jornalista desde 1997 e Professora de Comunicação. Desempenha funções de pivot e de repórter na RTP desde 2001. foi jornalista da TSF, da Rádio Renascença e do Jornal de Notícias. É licenciada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra. Fez o curso de formação profissional do Committee of Concerned Journalists, na Universidade de Georgetown, em Washington DC, promovido em parceria com a Fundação Luso-Americana. Distinguida com uma menção honrosa do "Prémio Justiça e Comunicação, Francisco Sousa Tavares 2008".
Dá aulas no Atlântico Business School, em Vila Nova de Gaia. ~E Autora do livro "Por acaso...", com prefácio do neurocirurgião João Lobo Antunes, publicado pela Apuro Edições, a 20 de Outubro de 2014.