Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

25 JUNHO :: SCML inaugura Exposição «De Roma para Lisboa. Um Álbum para o Rei Magnânimo»

As grandes encomendas joaninas de obras de arte italianas

Álbum histórico em exposição em São Roque

 

  • Inauguração dia 25 de junho, 18h00, Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque

                                            

A Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque apresenta, entre 25 de junho e 25 de outubro, a exposição De Roma para Lisboa. Um Álbum para o Rei Magnânimo. O volume, conhecido como Álbum Weale, possui a maior importância para o conhecimento das encomendas joaninas e da produção artística italiana da primeira metade de Setecentos, pode ser restaurado, estudado e apresentado graças ao empenhamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que financiou todo o projeto. A exposição é inaugurada pelo Provedor da SCML, Pedro Santana Lopes.

Na exposição De Roma para Lisboa. Um Álbum para o rei Magnânimo, os desenhos do álbum estarão pela primeira vez em número significativo disponíveis para a observação e apreciação do público.

Composto por 160 folhas, o álbum consiste no minucioso registo, escrito e desenhado – concretizado por iniciativa de Manuel Pereira de Sampaio, o último embaixador de Dom João V em Roma, das encomendas de obras de arte italianas destinadas a Lisboa, designadamente à Patriarcal e à capela de São João Baptista da Igreja de São Roque, tudo reunido sob o título de Libro degli Abozzi de Disegni delle Commissioni che si fanno in Roma per Ordine della Corte.

O volume viajou de Lisboa para o Rio de Janeiro com a família real, em 1807, rumando depois a Londres e finalmente a Paris, sendo atualmente pertença da Biblioteca da École Nationale Supérieure des Beuax-arts de Paris.

Para além dos desenhos do álbum, a exposição mostrará documentos manuscritos (da Biblioteca da Ajuda e da Biblioteca Nacional de Portugal) relacionados com as encomendas joaninas, bem como obras de arte, no âmbito da pintura, escultura e artes decorativas, realizadas pelos mesmos artistas cujas obras surgem representadas no Álbum Weale.

A organização da exposição está a cargo do Museu de São Roque e tem como comissária Teresa Leonor M. Vale, do ARTIS-Instituto de História de Arte da Universidade de Lisboa.