Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

27 de Janeiro (10h00) | Isaltino Morais | 1000 Litros de Sopa da Pedra realizados pela Confraria de Almeirim | Mercado de Algés

Isaltino Morais | 1000 Litros de Sopa da Pedra realizados pela Confraria de Almeirim | 27 de Janeiro | Mercado de Algés


Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, irá marcar presença no evento

 


No dia 27, ao almoço, "Os Sabores de Portugal" vão ter uma ação solidária com proporções de peso. São 1000 litros de sopa da pedra, confeccionados pela confraria de Almeirim e mais de 25 voluntários, para distribuir por várias instituições de apoio aos sem abrigo da cidade de Lisboa e arredores, inseridos na semana que representa o centro de Portugal.

 

A história retrata um frade, que caminhava num peditório e, como nada recebia, teve a imaginação de revelar que iria fazer um caldo de pedra. Os lavradores que o observavam, ficariam intrigados e dispensariam, sem se aperceberem, de todos os ingredientes que o frade (com esperteza) solicitava. Criando assim uma sopa de alimento, onde o feijão, chouriços e legumes, são acompanhados de uma pedra. Se o frade existiu ou não, ninguém saberá dizer, mas este prato icónico faz parte da história de Almeirim e dos portugueses. Um símbolo de solidariedade que é agora reproduzido neste, num evento cultural e gastronómico que quer enaltecer as tradições nacionais.

No dia 27 de Janeiro a partir das 09h até à hora do almoço, todos os esforços estarão unidos para a realização de uma grande dose de Sopa, que pretende aquecer a alma de quem mais precisa no mês mais frio do ano. As instituições que a recebem, como a Comunidade Vida e Paz, União Solidária, o Sol Fraterno e a GMASA, vão distribuir estas refeições por todos aqueles que precisam, numa noite que será sem dúvida, mais quente.  

A programação desta semana do evento que dura de 14 de Janeiro a 11 de Fevereiro, é dedicada ao centro do país e conta com uma programação repleta de workshops, sessões de showcooking com chefs de renome, espetáculos únicos, jogos tradicionais, degustações e ainda mostras de artesanato e exposições.  No entanto, o dia 27 será especial. 

Para os amantes da culinária nacional, estão planeadas sessões de Showcooking, com a criação de pratos de autor de Chefs desta região do país como Rodrigo Castelo, 23 de Janeiro, Miguel Laffan, 1 de Fevereiro, que irá cozinhar o tão acarinhado bacalhau, e ainda o chef Rui Santos da Escola de Hotelaria do Estoril, que vai fazer o famoso Magusto à ribatejano.

Mas o centro, não se fica pelo paladar. Existem workshops de fotografia, com a talentosa Andreia Lopes Costa, criadora do site Hey Andie Hey (25 de Janeiro). Mas também um Workshop de Arranjos Florais (28 de Janeiro), atuações com o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo e do Grupo de Danças e Cantares do Catujal, para bater o pé pela noite fora no fim-de-semana.


E porque ser português também significa saber receber, Os Sabores de Portugal têm ainda na manga, uma semana recheada de provas de vinhos, degustações de azeites, enchidos, licores, mel, cocktails de autor e jogos tradicionais para os mais pequenos durante todos os dias do evento. 

Durante o resto do mês há muitos outros nomes confirmados como os chefs Miguel Teixeira, José Júlio Vintém, João Oliveira, os artistas João Cutileiro ou Clo Bourgard, os escritores Afonso Cruz ou Sara Rodi, entre muitos outros nomes que irão animar todos os dias deste mês de cultura e gastronomia, no Mercado de Algés.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.