Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

HISTÓRIAS DE LIVROS: ENTRE O OCIDENTE E O ORIENTE

23 Abril

18.30

 

Museu do Oriente

 

HISTÓRIAS DE LIVROS: ENTRE O OCIDENTE E O ORIENTE

 

 

 

 

 

Conferência

 

Oradores: Teresa Nobre de Carvalho, Rui Loureiro e Henrique Leitão

 

 

 

Centro de Documentação

 

Entrada livre, sujeita a marcação para centro.documentacao@foriente.pt

 

 

 

Os homens, que a partir do século XV embarcaram a bordo das naus, que anualmente largavam do Tejo, não abdicavam dos seus modelos culturais, exportando-os para o Oriente. Apesar das profundas alterações, mantinham uma vida cultural intensa, em que o manuscrito, o livro e a leitura ocupavam um lugar fundamental não só com o objectivo comum de construção e difusão de conhecimento mas também como elementos estratégicos para implantação nacional.

 

 

 

Nesta conferência, programada para o Dia Internacional do Livro, far-se-á uma abordagem à questão da circulação de livros entre a Europa e a Ásia, através de alguns exemplos paradigmáticos como Os colóquios dos simples e drogas da Índia, de Garcia da Orta (Goa, 1563), De missione legatorum japonensium, de Duarte de Sande (Macau, 1590) e O tratado dos cometas, de Manuel Bocarro Francês (Lisboa, 1618).

 

Teresa Nobre de Carvalho e Henrique Leitão são investigadores do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, da Faculdade de Ciências de Lisboa. Rui Loureiro é investigador do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova e director da Câmara Municipal de Lagos.