Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

27ª Temporada Música em São Roque apresenta peças em estreia

 17 de outubro a 8 de novembro

 

A 27ª edição da Temporada Música em São Roque, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), começa a 17 de outubro e prolonga-se até 8 de novembro com um programa composto por 12 concertos criados para esta temporada e com peças em estreia absoluta. A abertura do evento será assinalada com a atuação do Coro Gulbenkian, na Igreja de São Roque, marcando assim o início de uma das mais conceituadas iniciativas culturais da cidade de Lisboa.

 

Para além de obras compostas por Sérgio Azevedo e Eduardo Luiz Ayres de Abreu, que serão apresentadas pela primeira vez nesta Temporada, o destaque da edição vai para o cartaz, composto por oito artistas e agrupamentos, selecionados entre um total de 68 candidaturas recebidas. A seleção esteve a cargo de um júri que integrou o Maestro Filipe Carvalheiro, diretor artístico da Temporada, que destaca não só a qualidade dos músicos, mas também o fato de “integrar música portuguesa, antiga e recente, num equilíbrio virtuoso que enriquece ainda mais esta iniciativa”.

 

Assim, o cartaz deste ano é composto pelas seguintes atuações: Ensemble Bonne Corde, a cantora lírica Ana Barros e a pianista Isabel Sá, Ensemble MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa), Vozes Alfonsinas, L’Effetto Ensemble, Capella Duriensis, Officium Ensemble e o pianista António Rosado. Para além destas atuações, o programa integra ainda a participação do Coro Gulbenkian – na abertura da Temporada, a 17 de outubro – e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, que fará o encerramento do evento. A Temporada conta ainda com um dia dedicado aos talentos emergentes, a cargo de Escolas de Música, tendo este ano sido convidadas a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e a Escola Superior de Música de Lisboa que atuam no Domingo, dia 8 de novembro.

 

Este ano a Temporada é marcada por várias novidades, destacando-se a criação dos Ateliers Lúdico Pedagógicos para Crianças - “As Cores da Música!” e “Uma Escultura Sonora!” - que decorrem de forma paralela aos concertos. Para a Direção de Cultura da SCML, que promove a iniciativa, o objetivo é permitir aos jovens pais assistir aos concertos, captando simultaneamente novos públicos ao proporcionar às crianças um conjunto de atividades relacionadas com o universo musical, “proporcionando uma vivência intergeracional integrada.”

 

Será também dada continuidade às visitas guiadas aos espaços onde decorrem os concertos- Igreja e Museu de São Roque, Mosteiro de Santos-o-Novo e Convento de São Pedro de Alcântara, bem como à Exposição “De Roma para Lisboa: Um Álbum para o Rei Magnânimo”, cumprindo o objetivo de promover a descoberta pelo público do património arquitetónico e artístico da Santa Casa.

 

A Temporada Música em São Roque - que se realiza há já 27 anos - continua a assumir-se como uma das iniciativas mais emblemáticas da Santa Casa, através da qual apoia e promove a música e cultura portuguesas, reforçando a ligação entre veteranos da música erudita e a nova geração de músicos e compositores em Portugal, e proporcionando o acesso a este evento a todos os públicos, nomeadamente aos mais desfavorecidos.

 

Através desta iniciativa a SCML reforça o seu compromisso de promover a excelência nacional nesta área, mobilizando milhares de pessoas e contribuindo para um maior reconhecimento da cultura musical em Portugal.

 

 

Mais informações sobre a Temporada e Programa detalhado em www.scml.pt.