Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CORRIDA DOS OFÍCIOS: TRADIÇÃO VOLTA AO BAIRRO DE ALVALADE

Corrida%20dos%20Ofícios_Imagem (2).png

 

Estávamos nos anos 50 do século XX quando nasceu uma tradição única em Alvalade: a Corrida dos Ofícios. Para muitos uma recordação que faz esboçar sorrisos, para os mais novos apenas histórias contadas pelos seus avós. Uma tradição com história que, para além de valorizar as profissões da época, ainda dinamizava todo o bairro. Este foi um dos principais eventos de Alvalade e teve início na década de 50, tendo decorrido por largos anos. O percurso da Corrida dos Ofícios apenas englobava o Bairro de Alvalade: tinha início na Largo Frei Heitor Pinto e prolongava-se pela Avenida da Igreja. Como o próprio nome indica, a corrida era uma amostra das profissões mais tradicionais da altura, em Lisboa, onde se incluíam ofícios já hoje extintos ou em vias de extinção: engraxadores, boletineiros, cantoneiros, galinheiras ou até mesmo varinas. Mas a tradição não passou dos anos 50 e acabou por desaparecer, deixando saudades e memórias no Bairro de Alvalade.

 

Este ano ficará marcado pelo regresso da tradição ao Bairro de Alvalade, onde os comerciantes voltarão a competir entre si. Promovida pelo Centro Comercial da Alvalade em parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade e a Associação de Comerciantes de Alvalade, a Corrida dos Ofícios acontecerá no dia 18 de setembro, pelas 10h, e contará com 8 profissões distintas.

 

Ainda no âmbito do “renascimento” da tradição, o Centro Comercial Alvalade irá apresentar, de 01 a 30 de setembro, uma exposição inédita de fotografias da Corrida dos Ofícios nos anos 50. A exposição estará patente no piso -1 do Centro.

 

Inscreva-se já, represente a sua profissão e ajude-nos a fazer renascer a tradição de Alvalade!

Corrida dos Ofícios: a tradição de volta ao bairro!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.