Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Festival Silêncio

Festival Silencio 2010

 

17 de Junho

19h

Instituto Franco-Português
Língua: francês - Entrada livre

 

Errances Littéraires: Atiq Rahimi contra o silêncio
com Paula Mendes Coelho e Luís Pimenta Gonçalves (PT) 

O Clube de Leitura da Médiathèque do IFP reúne-se uma vez mais, desta vez em palco, para conversar sobre a obra de um dos mais singulares escritores contemporâneos: Atiq Rahimi. Moderada pelos professores da Universidade Aberta Luís Pimenta Gonçalves e Paula Mendes Coelho, esta conversa informal irá dar-nos a conhecer o universo literário deste escritor, poeta e cineasta afegão residente em Paris.

 

 

17 de Junho

21h

Instituto Franco-Português
Língua: francês - Entrada livre

 

Mathias Enard (FRA) e Pedro Tamen (PT)
Moderador: Rui Lagartinho (PT)

Do encontro entre um escritor e o seu tradutor deverá nascer um diálogo singular. O jovem romancista francês viveu longos  períodos no Médio Oriente e é professor de árabe em Barcelona. O poeta português que se distinguiu pela tradução de grandes clássicos como Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, traduziu o romance de Enard, Zona (Dom Quixote).

 

22 de Junho

21h

Instituto Franco-Português
Língua: francês - Entrada livre

 

Philippe Besson e Stéphane Audeguy (FRA)
Moderador: Mafalda Lopes da Costa (PT)

Diálogo de dois autores da novíssima literatura francesa. Aos 43 anos, Philippe Besson tem já no curriculum mais de uma dezena de obras traduzidas em outros tantos países, algumas delas adaptadas ao cinema, como por exemplo Son frère pelo realizador Patrice Chéreau. Virá a Portugal apresentar o livro Um instante de Abandono (Teorema) Stéphane Audeguy é professor de História de Arte e de História do Cinema e autor do aclamado romance A Teoria das Nuvens (Teorema). A moderação é da jornalista e ex-directora da LER Mafalda
Lopes da Costa.

23 de Junho

21h

Instituto Franco-Português
Língua: francês - Entrada livre

 

Alberto Manguel (ARG) e Francisco José Viegas (PT)

Dois  vultos das letras cruzam-se para mais uma conversa cujo rumo se prevê... imprevisível. Alberto Manguel possui uma vastíssima obra, da ficção ao ensaio, de que se destacam os incontornáveis Dicionário dos Lugares Imaginários, Uma História da Leitura e o seu mais recente livro Todos os Homens são Mentirosos (Teorema). Jornalista e escritor, Francisco José Viegas foi director da Casa Fernando Pessoa e da Grande Reportagem e é actualmente director da editora Quetzal e da Revista Ler.

 

 

24 de Junho

21h30

Instituto Franco-Português
Língua: inglês - Entrada livre

 

Saul Williams(USA), Kalaf (PT), José Luís Peixoto (PT)
Moderador: Rui Miguel Abreu (PT)

Quando um especialista em spoken word se encontra com um poeta-músico, um músico-poeta e um romancista apaixonado por música  é  inevitável que a conversa gire em torno... da música e da palavra. Tendo em conta os percursos dos artistas convidados, as misturas de influências, as fusões entre estilos musicais e os cruzamentos  da poesia com a música também poderão fazer parte da ementa.

 

25 de Junho

21h

Instituto Franco-Português
Língua: inglês - Entrada livre

 

François Vallejo (FRA) e José Mário Silva (PT)

José Mário Silva estudou biologia mas a sua vida gravita em torno da literatura e das artes. Jornalista e crítico literário, é ainda autor de poesia e tradutor. François Vallejo é professor de literatura clássica e autor, entre outros, do livro Incêndio no Chiado (Quetzal), em que narra na primeira pessoa a tragédia a que assistiu da janela do seu hotel, em 1988.

 

 A palavra dita vai de novo invadir Lisboa!

 

Biografias dos escritores, clique aqui
(http://www.festivalsilencio.com/download/Bios_Conversas_Silencio.pdf)

Programa completo em pdf, clique aqui
(http://www.festivalsilencio.com/download/Programa_PRESS_Silencio2010.pdf)

Cartaz em alta resolução, clique aqui
(http://www.festivalsilencio.com/download/CARTAZ_SILENCIO_FINAL.zip)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.