Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

3ª Edição das Conversas Nortear | Casa das Artes | 23 maio | 17h00

image001 (2).jpg

 

 

Os escritores Olinda Beja e Diego Ameixeiras vão participar, no próximo dia 23 de maio, pelas 17h00, na terceira sessão da iniciativa «Conversas Nortear», a realizar na Casa das Artes, no Porto.

As «Conversas Nortear» são uma iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Norte e da Junta da Galiza, no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre a Consellería de Cultura, Educación Y Ordenación Universitaria (Espanha), a Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.
De acordo com o referido Memorando de Entendimento, as ações conjuntas de colaboração visam fomentar o conhecimento mútuo entre as respetivas cidadanias; potencializar os valores culturais coincidentes; promover e difundir a cultura de cada uma das partes envolvidas; fomentar o conhecimento do património cultural da Galiza e do Norte de Portugal; promover os Caminhos de Santiago que passam por territórios do Norte de Portugal; dar visibilidade às culturas próprias mediante ações que fomentem a criação de emprego e, portanto, com impacto a médio e longo prazo; e criar projetos comuns de desenvolvimento regional. 
É neste contexto que estão já a ser dinamizados o projeto «Escritores a Norte, vidas com obra em casas d’escritas» (concretizado através da realização de rotas literárias e turísticas pela geografia literária e/ou vital de três autores representativos para a cultura de cada parte; na criação de um portal digital de difusão de todas as ações (www.escritoresanorte.pt) e na publicação de uma obra de cada autor e na produção de filmes-documentário), e o Prémio Literário Nortear, cujas inscrições para a 2ª edição decorrem até 15 de julho.
Sobre os autores convidados
Olinda Beja Poetisa, escritora e narradora. Em 2013 venceu o Prémio Literário Francisco José Tenreiro. Em 2015 o seu livro Um Grão de Café entrou para o Plano Nacional de Leitura de Portugal.
Diego Ameixeiras Escritor, periodista e guionista. Com importantes prémios na sua trajetória literária, entre eles, o Premio Xerais de Novela (2006) e o Premio Novela por entregas La Voz de Galicia (2011). 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.