Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

3ª Edição do Arrábida Sinfónica com sonoridades latinas e homenagem a David Bowie

 

Arrábida Sinfónica 2017 - 2- Créditos Casa da M

 

Arrábida Sinfónica 2018

22 JUN - SEXTA

22H00

ArrábidaShopping

Entrada livre

 

 

ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA

Otto Tausk - Direcção musical

Programa:

Maurice Ravel – Alborada del gracioso

Manuel de Falla – O chapéu de três bicos: suite nº1

Maurice Ravel – La valse

Zoltan Kodály – Danças de Galanta

 

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Fundação Casa da Música e o ArrábidaShopping juntam-se para a realização de um concerto sinfónico, com entrada livre, no dia 22 de Junho, às 22H00.

 

Num palco montado na Praceta Exterior Norte do ArrábidaShopping, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta um concerto com a direcção musical de Otto Tausk, dedicado às danças latinas, com Maurice Ravel, Manuel de Falla e Zoltan Kodály. O programa do concerto inclui ainda uma homenagem a David Bowie.

 

Integrado na programação das festas de Vila Nova de Gaia e do Verão na Casa, da Casa da Música, o concerto realiza-se, anualmente, desde 2016, levando a música sinfónica a novos espaços e a novos públicos.

 

Otto Tausk

Com uma carreira reconhecida internacionalmente, Otto Tausk é um dos mais conceituados maestros da Holanda, de onde é natural, colaborando com os principais compositores e orquestras, quer em salas de concertos e em teatros de ópera. É director musical do Teatro de Ópera e da Orquestra Tonhalle de St. Gallen – Suíça, cargo que termina em breve, para ser director musical da Orquestra Sinfónica de Vancouver – Canadá, a partir da temporada 2018/2019.

Internacionalmente, Otto Tausk abriu a série "Green Umbrella" da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, Orquestra Concertgebouw, Filarmónica de Roterdão, Orquestra Sinfónica Nacional Dinamarquesa, Orquestra Sinfónica de Milão Giuseppe Verdi, Orquestra do Teatro Mariinsky, as orquestras de Perth, Tasmânia, Auckland e as orquestras de rádio da Orquestra Nacional da BBC de Gales e da BBC Scottish Symphonies.

 

Nesta temporada (2017/18), Otto Tausk tem dirigido concertos com diversas orquestras, nomeadamente Orquestra Nacional da Dinamarca, Orquestra Sinfónica da Galiza e Orquestra Sinfónica de Norrköping e Orquestra Sinfónica de Melbourne, entre outras.

 

Nascido em Utrecht, Otto Tausk estudou violino e continuou os seus estudos com o maestro e professor lituano Jonas Aleksa no Conservatório de Vilnius. Foi professor assistente de Valery Gergiev, com a Filarmónica de Roterdão. Em 2011, recebeu o conceituado prémio "de Olifant" atribuído pela cidade holandesa de Haarlem, pelo seu contributo para as artes na Holanda, em particular devido ao extenso e importante trabalho como director musical da Holland Symfonia, entre 2007 e 2012.

 

“Este é o grande concerto sinfónico que Gaia pretende, em conjunto com os parceiros Fundação Casa da Música e ArrábidaShopping, oferecer à cidade”, afirma a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal.

 

Para Paulo Valentim, director do ArrábidaShopping, “é uma iniciativa que tem registado um aumento de público em cada uma das edições anteriores, e que, este ano volta a repetir a ambição de encher a praceta ao ar livre para um momento de festa e de música”.

 

“A Fundação Casa da Música, no âmbito do programa Verão na Casa, prossegue a aposta na oferta alargada de grandes concertos de música sinfónica em espaço público e de acesso livre, sendo o Arrábida Sinfónica, um dos marcos desse programa”, como refere Paulo Sarmento e Cunha, director geral da Fundação Casa da Música.

 

A noite de 22 de Junho, contará ainda com algumas surpresas no recinto do concerto para todos os que chegarem mais cedo poderem aderir ao tom de festa que a música vai oferecer.

 

Sobre a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música foi fundada em 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, que, desde então, passou por diversas designações. Engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI. É parte integrante da Fundação Casa da Música desde Julho de 2006.

 

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música tem trabalhado com reputados maestros, solistas e compositores. Nas últimas temporadas, apresentou­-se nas mais prestigiadas salas de concerto de Viena, Estrasburgo, Luxemburgo, Antuérpia, Roterdão, Valladolid, Madrid e no Brasil, e é regularmente convidada a tocar em Santiago de Compostela e no Auditório Gulbenkian.

 

 

Sobre o ArrábidaShopping

Inaugurado em 1996, o ArrábidaShopping dispõe de uma oferta de lojas diversificada, numa Área Bruta Locável (ABL) de 60.135m2. Remodelado em 2008, o ArrábidaShopping espelha a sua sofisticação e elegância nas cerca de 179 lojas que oferecem um vasto leque de serviços. Dispõe de cerca de 3.400 lugares de estacionamento. Os cinemas são, também, uma mais-valia no Centro, pois para além da capacidade para 3.400 pessoas, têm ótimas condições de som e imagem.  A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o ArrábidaShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o centro podem ser consultadas no site www.arrabidashopping.com.