Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

5.º curso sobre Ordens Militares proporcionou novo olhar sobre vivência de Judeus e Muçulmanos em Terras das Ordens Militares

Sessão Abertura.JPG

 



Decorreu, nos dias 11 e 12 de março, o 15.º Curso sobre Ordens Militares, promovido pela Câmara Municipal de Palmela e pela Universidade de Évora. Subordinado ao tema "Judeus e Muçulmanos em Terras das Ordens Militares", este curso abordou a questão da vivência e integração das minorias no contexto do Portugal medieval profundamente católico, e a sua convivência com as Ordens Militares. A ampla reflexão, proporcionada pelas comunicações de destacadas/os docentes de algumas das principais instituições de ensino superior nacionais e europeias, contribuíram para um novo olhar sobre esta problemática, que podemos transpor para um contexto contemporâneo profundamente conturbado.
Palmela, sede histórica da Ordem de Santiago até à sua extinção no séc. XIX, continua apostada em promover o debate, a partilha e a evolução do conhecimento que temos sobre as Ordens Militares, através da organização de cursos, encontros e simpósios, dos quais tem resultado uma riquíssima produção bibliográfica. Através do GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, a autarquia continua a dinamizar o incremento e a divulgação da pesquisa das Ordens Militares, profundamente enraizadas na historiografia portuguesa.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.