Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMBAIXADA DO TEATRO BRASILEIRO

 

Até 2 de Outubro de 2010


Lisboa vai ser o palco, durante 10 dias consecutivos, de uma iniciativa sem bilheteiras, numa proposta do Ministério da Cultura do Brasil (MINC) para o público universitário e profissionais das artes portugueses.

Há uma série de embaixadores do teatro brasileiro que vão chegar brevemente a Portugal. Lisboa vai ser o palco, durante 10 dias consecutivos, de uma iniciativa sem bilheteiras, numa proposta do Ministério da Cultura do Brasil (MINC) para o público universitário e profissionais das artes portugueses.

Coordenada e executada pelos conceituados actores Renato Borghi e Élcio Nogueira Seixas, a Embaixada do Teatro Brasileiro está a ser realizada, desde Dezembro de 2009, pela América Latina, Península Ibéria e África, com o propósito de partilhar com outros 14 países as novas dramaturgias brasileiras.

Depois de meio ano em viagem pela América Central, esta Embaixada tem agora paragem marcada em Portugal, entre 22 de Setembro e 02 de Outubro. O objectivo: apresentar um panorama histórico do teatro brasileiro moderno através de oficinas de interpretação, palestras, apresentação de peças de teatro e exibição de um filme sobre o tema.

Tal como explica Renato Borghi, o mentor desta jornada, “o plano é levar às capitais e principais cidades de 14 países irmãos (BOLÍVIA, PARAGUAI, PERÚ, EQUADOR, COLÔMBIA, VENEZUELA, MÉXICO, CUBA, PORTUGAL, ESPANHA, ANGOLA, ARGENTINA, CHILE E URUGUAI) o que o Teatro Brasileiro produziu de melhor no século XX até agora, e depois, apresentar ao nosso país o que eles estão produzindo com excelência nos últimos anos”.

Em Portugal, a iniciativa acontece na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Cinemateca Portuguesa e na Embaixada do Brasil em Lisboa, que durante quase duas semanas vão estar de portas abertas à curiosidade do público português.

A acompanhar a Embaixada do Teatro Brasileiro está ainda o realizador Renato Rosatti, com a missão de elaborar um documentário sobre a passagem do projecto pelos vários países.

Programação aqui