Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

53º aniversário da Biblioteca Municipal do Barreiro - programação

Entre os dias 5 e 7 de janeiro de 2017, a Biblioteca Municipal do Barreiro comemora o seu 53º aniversário e abre as portas a diversas iniciativas culturais.

 

Programa de atividades:

 

5 de janeiro | 21h00 |À conversa com…  Richard Zimler | Auditório

image001.jpg

 

Público geral

Biografia:

 

“Richard Zimler nasceu em 1956. Fez um bacharelato em religião comparada na Duke University (1977) e um mestrado em jornalismo na Stanford University (1982). Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de S. Francisco. Em 1990, foi viver para o Porto, onde foi professor de jornalismo durante 16 anos, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto.

Nos últimos 19 anos, publicou vários romances, uma colectânea de contos e vários livros infantis, que depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países. Dos seus livros editados em Portugal constam: “O Último Cabalista de Lisboa”, “Trevas de Luz”, “Meia-Noite ou o Princípio do Mundo”, “Goa ou o Guardião da Aurora”, “À Procura de Sana”, “A Sétima Porta”, “Confundir a Cidade com o Mar”, “Os Anagramas de Varsóvia”, “Ilha Teresa”,  “A Sentinela”, “Evangelho segundo Lázaro”, “Dança Quando Chegares ao fim” (livro para crianças), “Hugo e Eu e as Mangas de Marte” (livro para crianças), e “Se Eu Fosse” (livro para crianças), “O cão que comia a chuva” (livro para crianças).

Zimler já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction (EUA) em 1994 e o Prémio Herodotus (EUA) para o melhor romance histórico em 1998. O prémio literário Alberto Benveniste 2009 foi atribuído a Zimler pela obra Goa ou o Guardião da Aurora. O prémio foi criado para galardoar um romance (publicado em francês) que se enquadra no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeus-Sefarditas). O seu romance, Os Anagramas de Varsóvia, foi nomeado o Melhor Livro de 2009 pela revista LER e também pelos alunos das escolas secundárias de Portugal (Prémio Marquês de Ouro). Em 2009, Zimler escreveu o guião para O Espelho Lento, uma curta-metragem baseada num dos seus contos. O filme foi realizado no verão de 2009 pela realizadora sueca-portuguesa Solveig Nordlund e venceu o prémio de melhor filme dramático no Festival de Curtas-Metragens de Nova Iorque em maio de 2010.”

 

6 de janeiro | 10h30 | “O livro que marcou a minha vida” | Auditório

Tendo em conta a importância da leitura e o papel fundamental dos livros, a Biblioteca lança o desafio “O livro que marcou a minha vida”, com a dinamização de Cristina Mira Santos.

7 de janeiro | 11h00 | “Os Piores Contos do Mundo”, por Rodolfo Castro | Sala Multiusos

 

image002.jpg

 

Destina-se ao público familiar, com crianças entre os 3 e os 12 anos de idade.

Duração: cerca de 1h00

Entrada Livre sujeita à lotação da sala

 

Rodolfo Castro, melhor conhecido como «O pior contador de histórias do mundo», nasceu e cresceu em Buenos Aires, formou-se profissionalmente no México, hoje vive em Lisboa, Portugal. Em 1993 começou a contar histórias profissionalmente.

“Esforcei-me sempre por ser o melhor. Para isso treinei, estudei, trabalhei...e não consegui. Quando comprovei que não podia ser o melhor decidi ser o pior... e consegui. Antes disso trabalhei de pedreiro e de carteiro, de sapateiro e de vendedor ambulante. Tentei o futebol e a atuação, fui professor de ensino básico e tive a minha banda de música. Vendi postais de natal nas ruas de Buenos Aires e artesanato no México. Sou escritor e formador creditado na área da literatura e dos contos.”

 

Sinopse: “Os piores contos do mundo”, contados por Rodolfo Castro, traz-nos uma seleção de histórias de humor e surpresa. Incorretas e provocadoras estas histórias não deixam ninguém indiferente. Histórias de autor mas também da tradição oral e fruto do improviso e da relação espontânea com o público. Para rir, refletir e desfrutar em família.

 

7 de janeiro | 12h00 | TOP Leitura |Sala Multiusos

Entrega de diploma e prenda aos melhores leitores das várias categorias: Infantil, Juvenil, Adulto e Sénior.

 

7 de janeiro | 12h15 | Abertura do Bolo de Aniversário.

 

A Biblioteca Municipal do Barreiro está situada na Rua da Bandeira, Urbanização do Palácio do Coimbra, 2830-330 Barreiro, Telefone: 21 206 86 56 (Receção), email: biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt .

 

CMB

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.