Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“NUVENS” DE JOÃO DE ALMEIDA PAIRAM NA GALERIA ANTIKS DESIGN

De 22 de Novembro a 22 de Dezembro de 2010

 

 

As nuvens são as protagonistas dos mais recentes trabalhos do arquitecto e artista João de Almeida, que vão estar patentes na Galeria Antiks Design, em Lisboa, de 22 de Novembro a 22 de Dezembro de 2010.

 

Sob o tema “Nuvens”, a exposição reúne obras de pintura a pastel e dá vida às formações de nuvens, como expressão mais directa e imediatamente perceptível do movimento e da mudança que anima o todo de cada desenho.

 

As nuvens surgem também enquanto elemento iconográfico no contexto de uma paisagem reconhecível e identificável como um lugar da costa portuguesa que o artista costuma frequentar.

 

A técnica adoptada, o pastel seco sobre papel, resulta numa quase pintura, ora a preto e branco, ora, mais recentemente, a cor.

 

João de Almeida explica assim a atenção conferida às nuvens: “Algo de não fulcral na pintura da paisagem, mas apenas de complementar. As nuvens seduzem-nos e surpreendem-nos pelas formas que tomam, quase surreais, pelo que sugerem, ora pesadas e ameaçadoras, ora esvoaçando como seres alados, etéreas, tocadas pela luz ou pela sombra, diversas na cor e na espessura, muitas vezes transformando o céu numa imensa e luminosa pintura.”

 

Após exposições realizadas em Londres e Pequim, bem como em diversas galerias de Lisboa e no Museu do Oriente (a primeira exposição temporária deste museu), volta agora à Galeria Antiks Design, onde, em 2004, mostrou pela primeira vez a sua pintura.

 

GALERIA ANTIKS DESIGN

Rua Mouzinho da Silveira, nº 2 – Lisboa

Segunda a sábado – 11H00 às 20H00

Entrada livre

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.