Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Gonçalo M. Tavares apresenta novo livro em Palmela - “Uma Viagem à Índia”

 4 de Dezembro de 2010

16h

 

Biblioteca Municipal de Palmela

Palmela

 

O escritor Gonçalo M. Tavares estará na Biblioteca Municipal de Palmela no dia 4 de Dezembro, às 16 horas, para apresentar o seu livro “Uma Viagem à Índia”. Este livro, acabado de editar, é uma versão de “Os Lusíadas” dos tempos modernos, uma odisseia de um homem actual. Vasco Graça Moura disse, sobre a obra, que se trata de «um livro que vai marcar, com certeza, não apenas a História da Literatura Portuguesa mas, provavelmente, a cultura europeia».

Gonçalo M. Tavares – que recebeu, este mês, o prémio para Melhor Livro Estrangeiro publicado em França em 2010, com o romance de 2007 “Aprender a Rezar na Era da Técnica” – é presença habitual em Palmela, onde coordenou o Curso de Leitura e Imaginação” e criou a «sua biblioteca», produzindo textos para a Rede Municipal de Bibliotecas, a propósito das suas leituras de outros autores, e desafiando os leitores a responder, num diálogo criativo. 

Nascido em 1970, em Luanda, Gonçalo M. Tavares foi bolseiro do Ministério da Cultura com uma bolsa de criação literária para o ano de 2000, na área da poesia e, em Dezembro de 2001, publicou a sua primeira obra, “Livro da Dança”. Recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso com a obra “O Senhor Valéry” e o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, com “Investigações”. Publicou, ainda, títulos como “O Homem ou é Tonto ou Mulher“, “A Colher de Samuel Beckett e Outros Textos”, “O Senhor Henri”, “O Senhor Brecht” e “O Senhor Juarroz”, a obra vencedora do Prémio Ler/Millenium BCP e do Prémio Literário José Saramago, “Jerusalém”, e, mais recentemente, “O Senhor Eliot e as Conferências” e “Matteo Perdeu o Emprego”.