Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

60º aniversário da Revolução Húngara de 1956: Embaixada da Hungria oferece concerto solidário e presta homenagem ao bicentenário do nascimento do Rei D. Fernando II

No seguimento das comemorações da Revolução Húngara de 1956, a Embaixada da Hungria em Lisboa, oferece um concerto de cariz solidário. Neste sentido, a embaixada da Hungria recebe, hoje, às 19 horas, na sua sede em Alcântara, a 2ª edição do Concerto Solidário Santa Isabel, um espetáculo que visa angariar fundos a favor da Associação Aldeias de Crianças SOS de Portugal.

 

Para a 2ª edição do Concerto Santa Isabel, o Maestro Adriano Jordão aceitou o convite da Embaixada da Hungria para atuar gratuitamente no apoio aos programas das Aldeias de Crianças SOS. Será possível contribuir através da transferência do valor donativo para a conta bancária da Aldeias de Crianças SOS ou utilizar a caixa solidária que estará disponível durante o concerto. Os interessados em assistir ao concerto devem contactar a Embaixada da Hungria, através do e-mail: embaixada.hungria@huemblis.pt.

 

“O Natal está «à porta» pelo que tenho certeza de que os responsáveis pelas Aldeias de Crianças SOS terão facilitada a missão de tornar o Natal das crianças mais feliz, se todos contribuirmos um pouco. O Concerto Santa Isabel inspira-se mesmo nas figuras de Santa Isabel de Portugal e Árpádházi Szent Erzsébet da Hungria, também conhecida como Landgräfin Elisabeth von Thüringen. Ambas parentes e muito dedicadas a causas solidárias, pelas quais se reconheceram como «Santas», é o caso do milagre das rosas”, comenta Klára Breuer, Embaixadora da Hungria em Portugal.

 

O Maestro Adriano Jordão irá interpretar vários temas de Schumann. Após o concerto, haverá espaço para um cocktail, conduzido pela Embaixadora Breuer, onde será possível compreender melhor o projeto das Aldeias de Crianças SOS assim como conhecer pessoalmente um dos mais reconhecidos pianistas de Portugal, Maestro Jordão. A organização perspetiva, desde já, a continuidade do Concerto Santa Isabel no próximo ano.

 

Como fazer o donativo para as Aldeias de Crianças SOS:

No caso das transferências bancárias, é importante ser referido pelas entidades doadoras: “Donativo-Concerto solidário Embaixada da Hungria para Aldeias de Crianças SOS da parte de (nome do doador e NIF)”. Conta das Aldeias de Crianças SOS, no BCP MILLENIUM: IBAN PT50.0033.0000.50038495952.05

 

-

 

Homenagem ao bicentenário do nascimento do Rei D. Fernando II:

 

A Embaixada promove também outro concerto que assinala o bicentenário do nascimento do Rei D. Fernando II, o mesmo tem lugar no próximo dia 19 de novembro, às 21 horas, no Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena. A Embaixada da Hungria pretende ainda homenagear a ligação com Portugal, expressada pelo grau de parentesco de Antónia Koháry, princesa húngara e mãe do Rei D. Fernando II.

 

O concerto dispõe de um repertório que integra algumas das peças mais apreciadas por D. Fernando II e obras de compositores húngaros e austríacos, num recital que conta com a participação de dois aclamados músicos húngaros, a mezzo-soprano Apollónia Skolzoni e o pianista Dániel Diniyés. Antes, a Embaixadora Klára Breuer, apresentará um breve enquadramento da Hungria contemporânea de D. Fernando II, no início do século XIX, enquanto parte do Império Habsburgo.

 

Ainda no conjunto de iniciativas associadas às comemorações do bicentenário do nascimento do Rei D. Fernando II, destaca-se igualmente a exposição “Fernando Coburgo fecit: a atividade artística do rei consorte”, da responsabilidade da Parques de Sintra e que se encontra patente nos Aposentos de D. Manuel II, no Palácio Nacional da Pena.

***

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.