Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo de Conferências de Ciência Image in Science and Art

19 de Janeiro de 2011

18h

 

Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório 2

Avenida de Berna, 45 A
Lisboa

 

A Fundação Calouste Gulbenkian, e o seu serviço de Ciência, encetaram em Novembro passado um ciclo de conferências públicas que se desenrolam até Fevereiro, sobre o tema A Imagem na Ciência e na Arte. Em discussão as relações e interacções entre os dois saberes.
Como ponto de conflito temos o sujeito que na linguagem artística vem assumindo ao longo dos tempos um papel dominante, contrastando com a linguagem científica em que o sujeito é eliminado do quadro de observação da realidade. Como ponto de concórdia entre os dois saberes temos a indispensabilidade de se tornarem públicos e acessíveis.
A decorrer em Janeiro, a conferência Visiting Time: The Renegotiation of Time through Time-Based Art, presidida por Boris Groys, (filósofo, ensaísta, crítico de arte e teórico de comunicação social), analisa a perturbação que a instalação vídeo cria no público dos museus, habituado a contemplar imagens artísticas estáticas, contribuindo para novas experimentações, conceptualizações e esquematizações do tempo na arte


Imagem:

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.