Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

BRINQUEDOS E JOGOS DA ÁSIA

6 de Maio a 9 Outubro de 2011

 

Museu do Oriente

Galeria Nascente

Lisboa

BRINQUEDOS E JOGOS DA ÁSIA

Nesta exposição, reúnem-se peças de coleccionadores particulares e do acervo do Museu do Oriente para contar uma história que começa nos brinquedos tradicionais e locais e acaba nos brinquedos industriais que, a partir da Ásia, invadiram o mundo.

 

Atribui-se a Gautama Buda (século VI ou V a.C.) a primeira lista escrita de jogos e brinquedos asiáticos. Os jogos e brinquedos da lista de Buda ainda hoje existem na Ásia e alguns deles espalharam-se por todo o mundo.

 

A maior parte dos jogos e brinquedos nasceu na Ásia: o xadrês e o ludo foram inventados na Índia, o diabolo e o mikado na China, o pião moderno reinventou-se na Coreia e a luta de papagaios na Malásia. No continente asiático também vieram a prosperar alguns jogos e brinquedos estrangeiros: a mancala, vinda da África árabe, os jogos de cartas, desenvolvidos na Europa, e a produção em massa de brinquedos de lata e de celulóide, introduzidos pelos Americanos. Os Portugueses foram também veículos desta larga circulação de ideias trazendo, por exemplo, o jogo do talú para Malaca e para Macau.