Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dia Internacional dos Museus em Palmela

 

Propostas para conhecer e reflectir sobre o património

 

A Câmara Municipal de Palmela promove, em Maio, um conjunto de actividades integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Museus.

 

Com o objectivo de incentivar os visitantes a (re)descobrir a sua memória individual e colectiva, as comemorações são dedicadas, este ano, ao tema “Museus e Memória: os objectos contam a vossa história”.

 

A 17 de Maio, a partir das 20h30, a Taberna Parreirinha, no Centro Histórico de Palmela, é palco da Noite dos Museus/ Conversas de Poial sobre o tema “Porque é que este lugar não tem gente?”, numa proposta de debate sobre as profundas transformações nos Centros Históricos, nos últimos cem anos.

 

As Conversas de Poial, lançadas em 2009 pela autarquia, integram o projecto “Patrimónios”, no âmbito do programa de Recuperação e Dinamização do Centro Histórico de Palmela, em curso, e apostam em encontros informais com a população, que partilha memórias e discute temas de interesse para a comunidade.

 

O Dia Internacional dos Museus, dia 18, é assinalado no Castelo de Palmela com várias actividades para a comunidade educativa: visitas guiadas, jogos de época e a história do Castelo contada por “Ilustres personagens”.

 

No dia 21, propomos a visita “O Que Dizem os Azulejos?”, uma viagem pelo património azulejar do Centro Histórico de Palmela, guiada pelo Dr. José Meco. Um dos maiores especialistas nacionais sobre História de Arte e, em especial, Azulejaria, é autor de várias publicações sobre o tema, entre as quais “Palmela Histórico-Artística: um Inventário do Património Artístico Concelhio”, co-escrita com o Professor Doutor Vitor Serrão.

 

Inscrições gratuitas para a visita até às 12 horas do dia 19, através do telefone 212336640 ou do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

 

O Dia Internacional dos Museus é comemorado desde 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.