Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Workshops Agenda SIM

CONVITE / INFORMAÇÃO DE AGENDA

 

Who Galeria

Rua Luz Soriano, 71

Bairro Alto

 

20 de Maio

16h-18h

 

Sessão teórica – “Artes digitais como lugares de convergência criativa”

Formador: Patrícia Gouveia

Pretende-se fazer uma breve apresentação das diferentes aproximações às artes numéricas enquadrando esta área num quadro mais vasto de produções no âmbito da cultura contemporânea.

 

20 de Maio

18h-20h

 

Mesa redonda – “Arte em código”

Moderador: Patrícia Gouveia e outros a confirmar

Intervenientes: André Sier, Simão Costa, Jared Hawkey e Sofia Oliveira (CADA), João Silvério (Curador)

Esta discussão explorará as metodologias de cada artista no processo de criação.
Pretende-se compreender qual é a função do código e das tecnologias emergentes no seu processo artístico e como é que o processo de programação é diferente utilizado por cada artista.

 

A Samsung e a WHO Galeria promovem a Agenda SIM – um conjunto de workshops, mesas redondas e sessões teóricas que, contam com diversas personalidades ligadas à indústria criativa e que irão demonstrar a importância do SIM no desenvolvimento de projectos inovadores.

 

A Agenda SIM insere-se no SIM: Movimento pela Criatividade em Portugal by Samsung, um movimento apresentado no dia 3 de Maio, no Teatro do Bairro, que visa promover e envolver a sociedade no apoio à criatividade em Portugal. Sendo este um sector vital para a economia portuguesa, o SIM surge como um impulsionador da forma como a tecnologia e a criatividade se podem aliar na dinamização de projectos nacionais.

 

Estes workshops surgem pois, após quase meio século de produção artística utilizando meios como o computador e outras tecnologias recentes, as artes digitais ainda se apresentam numa condição de fragilidade face ao mundo da arte contemporânea. Desta forma pretende-se situar e discutir o trabalho de uma comunidade artística nacional invisível que se vai timidamente manifestando.

 

A discussão reunirá diversos artistas, cientistas, teóricos e outros actores nacionais procura essencialmente reflectir sobre as formas de produção individuais e colectivas, sobre o lugar da arte digital na galeria, a sua conversão e finalmente sobre o seu aspecto mercantil.

 

O SIM - Movimento pela Criatividade em Portugal by Samsung vai apoiar e desenvolver um conjunto de outras acções e projectos ao longo do ano. Com uma agenda repleta de novidades, em www.movimentosim.com todos poderão estar sempre a par das várias acções que irão decorrer ao longo do
ano.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.