Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

80 anos de abastecimento público de água no Barreiro | OUT.RA – Associação Cultural associa-se às comemorações

Flyer Programa web.jpg

 

80 anos de abastecimento público de água no Barreiro

OUT.RA – Associação Cultural associa-se às comemorações

 

A OUT.RA - Associação Cultural associa-se ao Município do Barreiro nas comemorações dos 80 anos de abastecimento público de água no Barreiro.


Depois do lançamento da Open Call para performances no Reservatório Elevado do Alto da Paiva, que conta já com mais de uma centena de respostas de músicos e artistas sonoros de quatro continentes, é agora anunciado o programa de actividades construído na relação entre a Água e o Som, a levar a cabo entre Abril e Setembro do corrente ano.

Uma das vertentes da programação agora anunciada está intimamente ligada à documentação sonora das várias estruturas que compõem a Rede Municipal de Águas e Saneamento, nas quais têm vindo a ser desenvolvidas captações desde o passado mês de Novembro. A partir destes, será montada uma exposição, a inaugurar no final de Junho no Auditório Municipal Augusto Cabrita, que procurará ilustrar a dimensão sonora oculta desta complexa rede que se estende por todo o Concelho.

 

Em Setembro, este arquivo sonoro – que expandirá também o acervo já existente de retratos sonoros do Concelho decorrente do projecto Sons do Arco Ribeirinho Sul – será disponibilizado ao público numa plataforma online.

 

Antes, no final de Maio, terá lugar a anunciada performance no Reservatório Elevado do Alto da Paiva, onde os quatro artistas seleccionados no decurso da Open Call poderão juntar estes documentos sonoros aos seus próprios materiais musicais.

 

A segunda vertente da programação trabalha o espaço público e a criação musical relacionada com a Água e com os materiais presentes na sua rede de distribuição, procurando ir para além do ano em que se assinala este 80º aniversário da Água Pública no Concelho.

 

Assim, já no final de Abril será inaugurada a escultura sonora Boron, da autoria do Srosh Ensemble (um colectivo de músicos sediado no Porto, dedicado à execução de instrumentos não convencionais), com uma estrutura que permite utilizar o escoamento das águas pluviais para produzir padrões rítmicos percutidos nos objectos metálicos que estas encontram. 

 

Em Julho, será instalado na frente ribeirinha da cidade um conjunto de instrumentos musicais de acesso público, fazendo uso de alguns dos materiais encontrados nas várias estruturas que compõem a Rede Municipal de Águas e Saneamento.

 

Calendarização do Programa de Atividades

 

Abril

  • Inauguração da Escultura Sonora “Boron”

Maio (dias 27 e 28)

  • Performance no Reservatório Elevado do Alto da Paiva

A OUT.RA convoca artistas portugueses e internacionais a submeter propostas de performance de música e/ou arte sonora a serem apresentadas no Reservatório de Água do Alto da Paiva, no final do mês de maio (dias 27 e 28).

O reservatório é uma estrutura vertical com 4 pisos circulares, com capacidade para aproximadamente 30 pessoas, sendo que a cada artista será atribuído um piso para a sua performance específica, com uma duração máxima de 25min. Cada performance será repetida 3 a 4 vezes, ao longo de dois dias.

Os artistas podem apresentar propostas que façam uso do arquivo sonoro construído em captações nos vários locais que compõem a Rede de Abastecimento (que disponibilizaremos a pedido), ou podem utilizar exclusivamente as suas próprias fontes sonoras ou instrumentos.

Será atribuída a cada artista uma bolsa no valor de 500€ (que inclui apoio à criação, produção e apresentação da performance, deslocações e refeições), bem como alojamento até um máximo de 5 dias (inclui preparação, montagens e atuações) e refeições nos dias das performances.

Mais informações podem ser solicitadas para o e-mail info@outra.pt

https://vimeo.com/209780929

 

Junho

  • Exposição no Auditório Municipal Augusto Cabrita

Julho

  • Instrumentos Musicais de Acesso Público 

Agosto

  • Ponto de Escuta do Arquivo Sonoro nas Festas do Barreiro

Setembro

  • Lançamento do Arquivo Sonoro online

 

 

 

Outras iniciativas, promovidas pela Câmara Municipal do Barreiro, em conjunto com a Comunidade Educativa e entidades culturais, que visam comemorar os 80 anos de abastecimento público de água são as seguintes:

 

 

19 a 24 de abril | Pintura de mural alusivo as Comemorações dos 80 anos de Abastecimento Público de Água no Barreiro, elaborado pelos alunos da Escola Secundária de Santo André | Muro do Luso

Em abril o Município do Barreiro, no âmbito das Comemorações dos 80 Anos do Abastecimento Público de Água no Barreiro, vai atualizar a pintura do Muro do Luso Futebol Clube.

A intervenção e projeto, executados por um grupo de alunos da Escola Secundária de Santo André, prevê o desenho de uma imagem alusiva à Defesa da Água Pública.

A preparação do muro ficará a cargo da Escola de Fuzileiros de Vale de Zebro.

De referir ainda que um projeto semelhante está a ser desenvolvido pelos alunos do Agrupamento de Escolas dos Casquilhos. Atempadamente, será divulgada esta iniciativa.

22 de abril | 16h00 | Inauguração da Exposição “80 anos de Abastecimento Público de Água” | Espaço Memória (Rua 17, nº 10, Parque Empresarial do Barreiro)

‘80 anos do abastecimento público de água’ é um convite a descobrir ou relembrar antigos poços, fontanários e chafarizes que fazem a história do abastecimento público de água no Concelho. Ano após ano, esta mostra desvenda de forma histórica e ilustrada os avanços e o empenho com que o Poder Local Democrático estabeleceu compromissos de qualidade com as populações.

‘80 anos do abastecimento público de água’ é uma homenagem a todos os que planearam, construíram e refletiram antes de nós.

‘80 anos do abastecimento público de água’ é, também, um olhar no futuro do serviço público de abastecimento de água. Um serviço construído diariamente para garantir o acesso de todos a este bem único que é a água. Um serviço que continue a crescer na já reconhecida qualidade, na adequação das infraestruturas, reforçando o equilíbrio económico-financeiro e respeite a proteção do ambiente.

A Exposição ficará patente até ao final de 2017.

 

Maio

 

6 maio | 11h00 | Histórias Vivas na Biblioteca pelo Arteviva | Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro

“O Silêncio da Água”, de José Saramago, com ilustrações de Manuel Estrada

Faixa etária – doas 3 aos 10 anos

Entrada Livre sujeita à lotação da sala

 

Junho

 

31 de maio a 3 de junho | XVI Feira Pedagógica | Parque da Cidade

De 31 de maio a 03 de junho de 2017, no Parque da Cidade, a XVI Feira Pedagógica - 80 anos do Abastecimento Público de Água divulga a diversidade de oferta educativa do Concelho, expondo e apresentando os projetos desenvolvidos no ano letivo 2016/2017. Durante os dias em que decorre a Feira realizam-se múltiplas ações de cariz artístico, desportivo e musical sob o tema da água, que envolvem milhares de crianças, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação. Nas manhãs de dia 31 de maio, 1 e 2 de junho aguardamos a visita de cerca de 3000 alunos do 1º ciclo do ensino básico do Barreiro.

 

3 junho | 11h00 | Histórias Vivas na Biblioteca pelo Arteviva | Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro

“O Beijo da Palavrinha”, de Mia Couto, com ilustrações de Danuta Wojciechowska

Faixa etária – doas 3 aos 10 anos

Entrada Livre sujeita à lotação da sala

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.