Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Cassete Pirata, comidas do mundo e Arraial no Festival de Telheiras - 27 maio a 5 de junho

descarregar (1).png

O Festival de Telheiras está de regresso! Depois de duas edições em formato reduzido devido à pandemia, de 27 de Maio a 5 de Junho o evento que enche de vida e movimento este bairro de Lisboa vai voltar ao seu formato habitual. Serão dias de partilha entre pessoas e instituições, e de celebração da identidade de Telheiras, abrindo as portas a toda a cidade de Lisboa.

As ruas, as organizações e comércio local acolhem concertos, oficinas, dança, cinema, sustentabilidade, atividades para toda a família e muito mais! São mais de 50 atividades, maioritariamente gratuitas, ao longo de uma semana que promete colocar Telheiras no centro da dinâmica cultural de Lisboa.

Nos dias 27, 28 e 29 de Maio a festa concentra-se, como de costume, no jardim de Telheiras, junto à saída do Metro.

O dia 27, sexta-feira, será especialmente dedicado à música, com concertos a partir das 19h00, terminando com uma Noite de Forró com o Espaço Baião, com aula aberta, baile com música ao vivo e DJ Set. Este dia marca também o regresso dos comes e bebes ao Festival, com o já tradicional porco no espeto.


No sábado, dia 28, teremos muitos atividades que são já uma tradição no nosso bairro: Feira da Tralha, do Artesanato e Comércio Local, propostas para pais e filhos, uma tarde com várias atuações de coros gratuitas e uma oportunidade única de conhecer algumas das entidades que trabalham no dia-a-dia para tornar Telheiras um bairro único no panorama da cidade. Tal como na véspera, terminamos o dia com música: três concertos ao ar livre, fechando a noite com o regresso dos Cassete Pirata aos palcos telheirenses. 

Uma novidade chega no domingo, dia 29: o Festival Sabores do Mundo. No mesmo local dos dias anteriores, Telheiras recebe um Festival gastronómico com comidas de todo o mundo, representativas de várias comunidades residentes na cidade de Lisboa. Haverá também espaço para diversas atuações de dança e canto de diferentes culturas e uma Feira de artesanato do mundo.
De 30 de Maio a 5 de Junho, as atividades espalham-se um pouco por todo o bairro, com ofertas para todas as idades e gostos.

Durante a semana, há palestras e workshops sobre saúde e bem estar, vamos acolher o Encontro Nacional do Banco de Tempo, teremos ensaios abertos de coros e danças no Lagar e terminamos com um fim-de-semana com teatro, palestras, workhops e passeios para toda a família, nos dias 4 e 5 de Junho.

No dia 3 de Junho, sexta-feira, o Arraial Telheiras Norte traz um cheirinho de Santos Populares ao nosso bairro, numa noite com comes e bebes, muita animação, stand-up comedy e uma Quiz Night ao ar livre.

Por fim, destaque ainda para a área da sustentabilidade: ao longo de todo o Festival serão vários os momentos em que poderá conhecer vários projetos que trabalham diariamente para tornar Telheiras um bairro mais verde, como a Comunidade de Energia de Telheiras, o Grupo de Limpeza e Redução de Resíduos e o Parque Hortícola de Telheiras.

O Festival de Telheiras é organizado pela Parceria Local de Telheiras e Junta de Freguesia do Lumiar.