Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

9 de Setembro: Primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas

 

No próximo dia 9 de Setembro de 2015 celebrar-se-á pela primeira vez na Europa o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas. A Ecopilhas é a entidade responsável por marcar a efeméride em Portugal. São várias as iniciativas programadas, entre as quais a revitalização da iniciativa Pilhão de Bairro, a promoção de uma ação de sensibilização na cidade de Lisboa e o lançamento do projeto Ecopilhas Online, uma aplicação para Tablet e Smartphone que ajudará os cidadãos a localizar o Pilhão mais próximo.

 

Assim, no Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, a Ecopilhas, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, organizará no Rossio (Praça D. Pedro IV), uma ação de sensibilização que contará com a presença de Pilhas Humanas, representando os países da Europa que estão diretamente envolvidos na efeméride. As pilhas europeias viajarão até Portugal para celebrar este dia e alertar os portugueses acerca da importância da reciclagem das pilhas e baterias. No âmbito do projeto Pilhão de Bairro, as Pilhas Humanas irão ainda percorrer alguns estabelecimentos comerciais da baixa de Lisboa com o objetivo de sensibilizar os lojistas, tornando-os embaixadores do Pilhão de Bairro, através da receção de pilhas e baterias dos seus clientes.

 

Para complementar as iniciativas que marcam o primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, e no âmbito da iniciativa Pilhão de Bairro, a Ecopilhas lançará o projeto Ecopilhas Online, uma aplicação para Tablet e Smartphone. A App da Ecopilhas, entre outras funcionalidades, incluirá uma ferramenta de geolocalização que irá permitir aos utilizadores, em qualquer momento, identificar o Pilhão mais próximo.

 

A Ecopilhas é a entidade gestora de resíduos que assumiu a responsabilidade de divulgar e dinamizar o primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas em Portugal. Neste sentido, a organização desafia os bairros do país a tornarem-se amigos do ambiente, lançando o projeto Ecopilhas Online e a iniciativa Pilhão de Bairro, uma abordagem local e comunitária à questão ecológica da reciclagem de pilhas e baterias.

 

O primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas surge num contexto em que cada vez mais se utilizam dispositivos móveis com recurso à energia das pilhas e baterias portáteis que, depois de usadas, muitas vezes não são devidamente encaminhadas para reciclagem, o que representa um perigo para a saúde do planeta. A iniciativa pretende chamar a atenção para esta questão urgente e promover atitudes mais responsáveis.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.