Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CENTENÁRIO DO TURISMO PROMOVE CRIATIVIDADE NA SEMANA DA BTL

 

 

A Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, em parceria com o IADE - Creative University, programou uma semana dedicada à criatividade, a coincidir com a realização da BTL - Feira Internacional do Turismo, numa aposta em promover a reflexão criativa sobre o futuro do turismo em Portugal.

 

Em resposta ao desafio da Comissão Nacional, aquele estabelecimento de ensino dedicará uma semana inteira à criatividade na área do turismo, intitulada "Creative Projectus", na qual as unidades curriculares de projecto de todos os seus cursos desenvolvem trabalhos sobre o tema em destaque, proporcionando ideias que a Comissão Nacional divulgará como visões de futuro e semente destas comemorações.

 

A iniciar esta semana, a 27 de Fevereiro (segunda-feira), na Fundação Calouste Gulbenkian, realiza-se a Conferência "Marca do Turismo de Portugal", evento dividido em três momentos: passado, presente e futuro do Turismo em Portugal, onde cada qual conta com um Key-note speaker, um moderador e um painel de debate constituído por pessoas das várias áreas. Em simultâneo, decorrem dois Living labs: “Live Creative Branding” e “Live Collaborative Research”.

 

A partir das 10h00, a Conferência inicia-se com o primeiro Key-note speaker. O empresário André Jordan apresentará "Que caminhos para o Turismo em Portugal?". Segue-se o primeiro painel de debate, "Perspectiva histórica do Turismo em Portugal", no que diz respeito às marcas que o turismo português foi construindo e promovendo, sendo moderado por Henrique Cayatte, presidente do Centro Português de Design, contando com Jorge Mangorrinha (presidente da Comissão Nacional), Helena Souto, Theresa Lobo, José Manuel Costa e Leonel Moura, versando respectivamente as temáticas da cultura turística na história e na actualidade, da representatividade nas exposições internacionais, da comunicação, do cinema, da museologia.

 

De tarde, o segundo Key-note speaker será Pedro Norton de Matos (Greenfest), versando "Uma perspectiva sustentável para o turismo". Segue-se o painel "Regiões de Turismo – Uma perspectiva do presente mais institucional", cujo moderador será António Carneiro (presidente da Assembleia-Geral da Associação Nacional das Entidades Regionais de Turismo) e os participantes serão os presidentes das Entidades Regionais de Turismo.

 

O terceiro Key-note speaker será Carlos Coelho (Ivity Corp Brand), versando "Que Marca para Portugal?". Segue-se o painel "Uma perspectiva de futuro", cujo moderador será Francisco Dias (GITUR - Gabinete de Investigação em Turismo do Instituto Politécnico de Leiria) e os participantes serão Maria do Céu Guerra, Joana Vasconcelos, António Quina, Mário Ferreira, Hélder Silva Sousa, Mário Mandacaru e Fernando Carvalho Rodrigues, versando respectivamente as temáticas da cultura, da arte, do turismo das experiências e dos casos do Douro e do Surf na Ericeira, bem como da criatividade e da ciência.

 

O painel seguinte de discussão, "Living Labs", apresentará os resultados da Live Colaborative Sessions, da responsabilidade de Américo Mateus, docente no IADE, e das respectivas equipas de trabalho.

 

Foram convidados a intervir a Secretária de Estado do Turismo e o Presidente do Turismo de Portugal.

 

Segundo Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional, "esta iniciativa enquadra-se no objectivo de, nestes meses até ao encerramento das comemorações, se debater o futuro de um sector com crescente importância social, económica e política. Temos um país de múltiplas opções, sabores, aromas, paisagens, monumentos, locais para descobrir, locais para descontrair e actividades para todas as preferências. Como conciliar uma visão e uma marca nacional do Turismo com uma abordagem regional e multisectorial? É este o desafio desta Conferência, num debate em perspectivas cruzadas e pluridisciplinares e, também, inovadoramente, em ambiente de laboratório".

1 comentário

Comentar post