Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

No Centro Histórico de Palmela

 

Associações locais participam na Queima do Judas

 

No dia 7 de abril, sábado, o Centro Histórico de Palmela recebe a tradicional Queima do Judas. O ritual teatral tem início às 21h30, no Largo dos Loureiros, com o desfile das associações locais, acompanhadas pela população, a fazer diversas paragens para ditar o destino dos Judas, até ao destino final, no Largo de S. João.

Os bonecos de palha com recheio pirotécnico aguardam, nos principais largos e ruas, a chegada do cortejo, iluminado pelos archotes e anunciado pelo rufar dos tambores. A leitura dos testamentos - textos teatrais satíricos, que se debruçam, anualmente, sobre os principais temas da atualidade - sela o destino de cada um dos Judas, que culmina, invariavelmente, na Queima, momento simbólico de expiação de pecados e renascimento.

A Queima do Judas foi recuperada em 1995 pela autarquia e deriva de um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera. Hoje, palco de referência para os grupos de teatro de amadores e associações locais, é pretexto para uma noite de convívio e animação no Centro Histórico.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.