Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

82ª Feira do Livro de Lisboa

Amanhã, dia 24 de Abril, às 17h, é inaugurada a 82ª Feira do Livro de Lisboa, organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros contando  com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, representada pelas Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX), através da organização do programa cultural, destinada ao  público em geral, famílias e escolas.

 

Considerando que a Feira do Livro de Lisboa é um espaço onde a Língua Portuguesa é rainha de todas as palavras, as ditas pelos milhares de pessoas que se deslocam ao espaço e as escritas nos milhares de livros que ali se podem encontrar, as BLX lançaram o tema:

 

Lusofonia: a língua que nos une

 

Pretende-se que esta edição seja o palco de  divulgação das artes e das letras lusófonas, como fator de afirmação da língua, dos costumes e das culturas. Desta forma pretendemos celebrar a Lusofonia através da Literatura, da Música, da Dança, do Teatro, da narração oral e do lazer. Um destaque particular: o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, que se assinala a 5 de Maio, em colaboração com a CPLP, para o a celebração dos 10 anos da Restauração da Independência da República Democrática de Timor-Leste, em parceria com a Embaixada de Timor-Leste.

 

O programa conta com a presença de diversos grupos e associações provenientes de diversos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, que representam a Lusofonia na vertente cultural e artística.

 

Consulte, em anexo, o programa detalhado.

 

 

 


As BLX – Bibliotecas Municipais de Lisboa estarão representadas num stand que contempla uma zona infantil e uma zona de estar. Um espaço chill out onde os visitantes poderão relaxar, ao mesmo tempo que consultam os jornais do dia ou apreciam os livros comprados. Esta área pretende ser também um espaço de divulgação e promoção da Rede BLX.

 

 

Quiosque – Livraria Municipal

Uma vasta colecção de edições municipais que abordam temáticas como Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Arte, Banda Desenhada, Bibliotecas, Economia e Sociedade, Fotografia, História, Literatura, Política, Toponímia, etc.

 


A Carrinha – Museu

As primeiras carrinhas itinerantes foram adquiridas pela CML, em 1960, tendo sido inauguradas em Janeiro de 1961 com dois itinerários e 24 locais de paragem. No interior da viatura o balcão de atendimento rotativo, em madeira de sucupira, com pequenas bolsas destinados às capas dos livros. Ao fundo existe um balcão, tipo armário, para materiais de apoio à leitura, livros reservados pelos leitores, sacos brancos para transporte dos livros entre o depósito e a viatura e uma manta para o Inverno…

 

 

1 comentário

Comentar post