5º Ciclo das Mulheres Palhaço no Chapitô - 11 a 27 Maio 22H | Tenda
5.ª Edição do Ciclo Mulheres Palhaço
11 a 27 de Maio 2012
Tenda do Chapitô
Espectáculos - Conferências - Workshops - Animação - Acção Social
À preocupação em recuperar a figura do artista de circo - Palhaço - e a sua relação com a sociedade, quer pelo papel de comediante, quer pelo papel de denunciador social, papéis duplamente desempenhados por este, juntámos a preocupação de abarcar, num só evento, temas tão presentes como a igualdade de género, diálogo intercultural e formação de públicos à escala global.
Assim nasceram as últimas edições do Ciclo de Mulheres Palhaço que, ano após ano, pretendem, pela diferença, romper o circuito tradicional da oferta cultural da cidade de Lisboa, renovar o Humor e o Riso, e sensibilizar para as políticas de Igualdade de Género e não discriminação.
De França já recebemos Charlotter Saloiu e Adéll Nodé-Langlois, de Itália Alessandra Casali e Emilia Tau, do Reino Unido Nola Rae, de Espanha Martha Carbayo e Pepa Planha, da Suíça Gardi Hutter, da Áustria Verena Vondrak e dos Estados Unidos, Laura Herts.
Para além da vertente marcadamente cultural, este ciclo pretende ter uma vertente formativa. As artistas dão formação aos jovens que frequentam a Escola de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô, e também aos jovens dos Centros Educativos que acompanhamos diariamente. O cruzamento das diferentes áreas - social, cultural e formação - faz parte da filosofia da nossa casa bem como o aproveitamento eficaz de recursos.
Programação
Para o 5º Ciclo das Mulheres Palhaço e como ocorreu nas passadas edições, são convidadas pelo Chapitô mulheres que dedicam a sua vida às artes circenses.
Para este ano, contaremos com três Mulheres-Palhaço da América do Norte e Sul, e todas têm em comum um intenso trabalho na área do Circo Social.
Com uma longa tradição na difusão e formação de público para o circo, na preservação da memória das artes circenses e na formação de artistas, é extremamente relevante a presença e a partilha de experiências destas artistas.
Ao longo de 3 fins-de-semana do mês de Maio, sempre de Sexta a Domingo, estarão em cena os espectáculos das artistas.
No final de cada espectáculo, serão ser promovidos debates, mesas redondas, onde sejam envolvidos vários agentes culturais e onde se possam contrapor as artes do Circo a outras artes performativas. A esplanada contará com animação oriunda dos seus países de origem.
Romina Mónaco
Buenos Aires, Argentina
Tan simple como soñarlo despacio
Direcção: Julia Muzio
Duração: aprox. 45 minutos
11 a 13 de Maio, 22h
Vìdeo:
http://www.youtube.com/watch?v=xZudqVjQ9_g
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Deborah Kaufmann
Nova Iorque, América do Norte
Veni Vidi Vici
Direcção: Janet Sturm e Wellington Nogueira
18 a 20 de Maio, 22h
Vìdeo:
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Fiorella Kollman
Perú
Mi querida Neurosis
De Fiorella Kollman com direcção de Paloma Reyes de Sá
25 a 27 de Maio, 22h
Fiorella apresenta-nos uma clown que, apesar de acostumada a dormir todo o dia, um dia, decide acordar para viver todas as suas neuroses de uma vez: higiene, sexo, comida, amor, dinheiro, afectos e solidão. E esta personagem vive uma realidade singular: recicla todas as coisas que os outros desperdiçaram. Escrito pela própria Kollman, o público experimentará um sentido de libertação em relação às suas próprias "queridas neuroses".