Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Info Parques de Sintra” inaugura para incentivar percursos pedestres na Serra de Sintra

4 de Junho, 18h30


 

  • Antiga casa de cantoneiros totalmente recuperada
  • À entrada do centro histórico de Sintra
  • Informação sobre percursos pedestres, exposições, venda de bilhetes
  • Investimento aproximado de 170.000 Euros na recuperação

 

Sintra, 30 de maio 2012 – A Parques de Sintra inaugura, no próximo dia 4 de junho (Segunda-feira), pelas 18h30, na estrada entre S. Pedro e o centro histórico de Sintra, a casa que foi recuperada pela empresa para prestação de informação e apoio aos visitantes que pretendam saber mais sobre os percursos pedestres na área Património da Humanidade em Sintra.

 

Este edifício, antiga casa da ex-Junta Autónoma de Estradas, que se encontrava em ruína, foi em 2011 arrendado pela Direção Geral do Tesouro e Finanças à Parques de Sintra. A recuperação da casa teve como finalidade a sua adaptação a centro de apoio a percursos pedestres na Serra de Sintra, tendo em conta a sua óptima localização em termos viários e pedonais, que a torna um local privilegiado para ponto de partida. A recuperação, com um investimento de aproximadamente 170.000 Euros, respeitou a volumetria, características e elementos decorativos do imóvel, de modo a preservar a sua imagem original.

Foi também beneficiada a área envolvente, incluindo arranjos exteriores da parcela de terreno, a reativação do sistema de águas, a criação de acessos pedonais, a recuperação do muro existente e a delimitação da propriedade.

 

No local será possível encontrar mapas sobre os percursos pedestres, bem como assistir a uma projeção sobre as várias opções aconselhadas, adquirir bilhetes para as áreas sob tutela da Parques de Sintra, ou simplesmente obter mais informações sobre a Paisagem Cultural de Sintra.

 

No âmbito do projeto Bio+Sintra (co-financiado pelo programa Life+ da União Europeia) a Parques de Sintra colocou sinalética de madeira gravada ao longo dos percursos pedestres aconselhados, no sentido de facilitar o percurso sem, no entanto, interferir demasiado com a paisagem.

 

 

 

 

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua

A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.

Em 2011, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguardou e valorizou (Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam aproximadamente um milhão e setenta mil visitas, cerca de 90% das quais por parte de estrangeiros. São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra

1 comentário

Comentar post