Até ao dia 8 de novembro, a EMARP apresenta a exposição de pintura "BELAS", de Maria Manuela Santos, que reúne um conjunto de obras inspiradas nas memórias, vivências e preocupações do dia a dia, onde a criatividade e a imaginação se conjugam.
A exposição “BELAS” surge das inquietações da artista, no que diz respeito à preservação da biodiversidade. Pretende com esta temática dar a conhecer plantas exóticas que são invasoras agressivas e transmitir a mensagem da necessidade de as controlar, pois elas comprometem o ambiente, a economia e a saúde humana.
“BELAS” salienta as caraterísticas de cada espécie invasora com uma composição onde a imagem feminina é uma constante, uma homenagem às mulheres, que silenciosamente constituem os alicerces da sociedade.
A artista Maria Manuela Santos, nasceu em Angola e atualmente vive e trabalha no Algarve. Formou-se em Arquitetura Paisagista na Universidade de Évora. Desde cedo demonstrou curiosidade e habilidade para as artes, telas, pincéis e tintas. Aprecia diferentes técnicas artísticas, mas privilegia os acrílicos, o óleo e a aguarela.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 17h00, na área de Atendimento ao Público da EMARP.
Na próxima quarta feira, dia16 de outubro,comemora-se o20º aniversáriodoNossoShopping.
Para assinalar este dia especial, o Centro Comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliáriaCBREpreparou um dia repleto de atividades para todas as idades. A partir das14hnão vai faltarmúsica ao vivo, magia, diversões para os mais pequenosentre outras surpresas.
Às 19h é tempo de cantar os parabéns e fazer o balanço das duas décadas, relembrando alguns dos momentos mais marcantes desta trajetória: inauguração do novo playground e da nova Praça da Restauração, Implementação da Hora Tranquila, renovação da Certificação Internacional Breeam, entre outros acontecimentos importantes.
Um dia para celebrar o passado, presente e, acima de tudo, o futuro do shopping de todos os transmontanos.
Dia 16 de outubro venha celebrar os 20 anos do Nosso Shopping!
A atividade do clube de leitura de peças de teatro do Teatro-Cine de Torres Vedras prossegue.
A próxima sessão desse clube acontecerá no dia 23 de outubro, pelas 21h00, e abordará a obraO Campeão do Mundo Ocidental, de J. M. Synge.
Recorde-se que as sessões do clube de leitura do Teatro-Cine de Torres Vedras (o qual é coordenado por Alice das Neves) acontecem uma quarta-feira por mês neste equipamento cultural municipal, debruçando-se sobre obras presentes no catálogo da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, de forma a se conhecer vozes, formas de escrever teatro, e conversar sobre como se lê, como se faz, como se inventa a palavra.
As inscrições para a participação nessas sessões devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 338 131; ou pelo email: teatro.cine@cm-tvedras.pt.
O programa “Abril para Já!”, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril no Concelho de Palmela, terá um dos seus momentos altos com a realização da Conferência “ Portas que Abril Abriu” nos dias 23 e 24 de outubro, no Cine-Teatro S. João e Escola Secundária , em Palmela.
O evento representa o culminar de uma reflexão sobre os ideais de Abril, presentes e debatidos ao longo das comemorações. Constituída por quatro painéis – “Resistir”, “As Portas que Abril Abriu”, “Valeu a pena!” e “Utopia” – esta conferência abordará, entre outras questões, a vida em Portugale no concelho, durante a ditadura e a memória de um tempo de profunda transformação e participação, com o relato de protagonistas e de quem viveu esse período.
Esta iniciativa, de entrada livre, possibilitará, também, uma reflexão profunda sobre liberdade, democracia e princípios constitucionais e dará voz às/aos jovens, com um painel que lhes será totalmente dedicado.
Paralelamente, no dia 23 de outubro, às 18h00, o Cine-Teatro S. João receberá a Mesa Redonda“A Comunicação Social na Defesa da Democracia e da Liberdade”, que permitirá uma reflexão alargada sobre o papel da comunicação social na resistência, na formação da democracia, a comunicação social local e os novos desafios.
Só com memória se pode compreender e viver o presente. A preocupação com esta mesma memória, a necessidade de debater o presente e o futuro foram generalizadamente expressas pelos membros da Comissão de Honra das comemorações do 25 de Abril. Esta Conferência pretende responder a esse desafio, dando a conhecer mais sobre a vida no país e, em particular, no concelho, antes deAbril; (re)conhecer as grandes mudanças que decorreram da Revolução e do combate ao fascismo; identificar práticas de participação e mobilização da sociedade civil, na implementação do Estado Democrático; estimular e fazer o debate sobre as grandes conquistas constitucionais, fundadoras do estado democrático, no contexto atual.
Saiba mais sobre o programa da Conferência “ Portas que Abril Abriu” brevemente, emwww.cm-palmela.pt
O programa das comemorações - que prossegue até dezembro, com Música, Teatro, Cinema, Exposições, Encontros e Literatura - é promovido pelo Município de Palmela com os parceiros locais e enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Consulte a programação completa no site Palmela Município
Ricardo Belo de Morais, escritor e investigador literário, regressa após o ciclo “Fernando Pessoa e os Centenaristas” (Eugénio de Andrade, Natália Correia, Eduardo Lorenço, António Quadros e Mário Cesariny) às iniciativas do âmbito cultural do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, com a Conferência“Vasco da Gama em Pessoa”, no dia 16 de outubro pelas 18h30 (piso 6).
No âmbito dos 500 anos da morte de Vasco da Gama e no 90º aniversário da publicação da primeira edição de Mensagem, o investigador pessoano faz uma abordagem original e análise do único livro em português que Fernando Pessoa editou em vida.
Mais informações em anexo:
Conferência “Vasco da Gama em Pessoa”, por Ricardo Belo de Morais-16 de outubro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.
Ricardo Belo de Morais, escritor e investigador literário, formou-se em Direito na Universidade de Lisboa e em Ciências da Comunicação na Universidade Nova. É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012. Publicou ensaios literários e livros sobre Fernando Pessoa, estreou uma peça teatral baseada no Livro do Desassossego e assinou a curadoria do festival Desassossego em Pessoa. É autor e intérprete da performance Fernando Quase em Pessoa. Realiza e apresenta, há sete anos, o único programa pessoano semanal do mundo, “Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas”, na Rádio Movimento.
Instalação inédita da Capital Portuguesa da Cultura junta música de John Luther Adams e cenografia de Diogo Aguiar Studio
Um projeto criado a partir de uma composição musical baseada em gravações de campo no Alasca, à qual se junta um dispositivo cénico que liga a paisagem norte-americana às salinas de Aveiro. Até 2 de novembro no Teatro Aveirense.
Aveiro, 14 de outubro de 2024 – No próximo dia 19 de outubro, pelas 16h00, é inaugurada em Aveiro a instalaçãoHouses of the Wind, que junta umacomposição musical de John Luther Adams – vencedor de prémios como Pulitzer e Grammy – a uma intervenção arquitetónica do Diogo Aguiar Studio. O projeto,criado especificamente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, tem curadoria musical de Martim Sousa Tavares e poderá ser visitado até 2 de novembro no Teatro Aveirense.A entrada é gratuita.
O ponto de partida da instalação é umaobra musical de John Luther Adams – intituladaHouses of the Wind – composta a partir de gravações de campo no Alasca (EUA), com sons de uma harpa eólica, instrumento colocado na natureza e acionado pelo vento. É uma peça que foge aos cânones do compositor, já que envolve apenas a manipulação de sons, sem qualquer intervenção de intérpretes musicais. Com esta obra, o músico – que durante vários anos foi ativista ambiental – presta homenagem ao Alasca, onde viveu durante 40 anos, epropõe uma reflexão sobre o estado atual do mundo, num exercício que tem nas alterações climáticas um eixo fundamental.
Foi a partir desta composição musical que o Diogo Aguiar Studio construiu a sua intervenção, que teve por base a consciência ecológica presente no trabalho de John Luther Adams. O atelier – reconhecido pelo seu trabalho entre a arquitetura e a arte – combina uma construção têxtil, que estará suspensa na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, com um jogo de luzes, com o intuito de proporcionar umaexperiência imersiva que transporta o público para a imensidão dos brancos das paisagens do Alasca. Um exercício que tambémalude aos montes brancos das salinas aveirenses, semelhantes ao Alasca tanto nas suas topografias abstratas como nas suas formas, na sua cor e sugestão de movimento.
É da relação entre som e beleza cénica que se faz a instalaçãoHouses of the Wind no Teatro Aveirense, num convite à contemplação, à observação e à escuta, potenciado pela evolução lenta e progressiva da música e da luz.
Este projeto tem curadoria musical de Martim Sousa Tavares e deriva da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027, cumprindo o objetivo de integrar algumas das suas propostas na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Tudo, mesmo tudo, sobre vinho(s) é o que encontra no livro “Bíblia do Vinho”
Chegou finalmente, pela mão da editoraFamiliam,a edição portuguesa dobestsellermundialBíblia do Vinho, um guia prático que aborda de forma simples o mundo do vinho. Um livro que proporciona conhecimento profissional com dicas que ajudam a identificar as características dos vinhos como um verdadeiro escanção e escolher o“néctar dos deuses”mais adequado para cada refeição.
Criado pelos cofundadores do websitewinefolly.com{Madeline Puckette, sommelier, escritora e designer visual, e Justin Hammack, estrategista digital, programador web e empreendedor}, este livro é uma ferramenta pragmática, desenhada para educar e formar os mais leigos, dotando-os de conhecimentos sólidos sobre o vinho. É usado por especialistas e escanções, e por amantes do vinho, em todo o mundo.
Bíblia do Vinhodistingue-se pelorigor da informação que fornece, toda ela devidamente verificada por especialistas internacionais.A edição portuguesa conta com a colaboração deManuel Moreira, reconhecido sommelier e membro da Associação dos Escanções de Portugal, que enriqueceu o livro com conteúdos novos sobre Portugal, face à versão original.
Ao longo de mais de 300 páginas,Bíblia do Vinhoensinaa provar, guardar, decantar, servir o vinho e harmonizá-lo comvários pratos, sugerindo até algumas receitas portuguesas. Apresenta mais de 100 variedades de vinhos populares e menos conhecidas, incluindo os seus perfis de sabor. Retrata todas as regiões vinícolas do mundo com mapas pormenorizados, incluindo as portuguesas. E muito mais!
Bíblia do Vinhoapresenta-se no formatode21 X 27,5 cm, em papel de alta gramagem de luxo, tem capa dura e uma encadernação de qualidade. No interior, as ilustrações detalhadas ajudam nesta viagem de descoberta pelo mundo do vinho, além de darem vida ao livro. De destacar os fabulosos mapas que identificam as regiões vitivinícolas de cada país conhecido.
Num país como Portugal, em que há muitos apreciadores de vinho,Bíblia do Vinhoé o livro ideal para os que querem aperfeiçoar os seus conhecimentos e tornarem-se autênticos especialistas. Mais um motivo para estar presente em todos os lares portugueses. É também um presente muito original.
Está à venda online emwww.familiam.pte pode ser encontrado nas prateleiras das lojas FNAC.
O Alegro Setúbal celebra o seu 10º aniversário e convida todos os setubalenses a comemorar este marco ao som de uma das vozes mais brilhantes e promissoras do atual panorama musical português, Bárbara Tinoco. No próximo dia 9 de novembro, pelas 19h00, junto à Porta Rio, não perca este concerto com entrada gratuita.
As comemorações não se ficam por aqui, e nesta data tão especial, o Alegro Setúbal preparou um conjunto de iniciativas para todos os visitantes.
O aniversariante é o Alegro, mas quem ganham os presentes são os clientes. Assim, entre os dias 02 e 12 de novembro, é possível ganhar prémios com a campanha comercial “QUANDO TOCAR É PARA GANHAR”, que consistirá num telefone gigante, localizado na praça Bombordo, que tocará 10 vezes por dia, sendo que a cada chamada atendida o visitante poderá ganhar prémios das lojas aderentes ou cartões oferta de 20€, 50€, 100€ e 1000€.
Por outro lado, esta década de existência marca também o regresso do projeto “Arte em toda a parte”, com a exposição “10 anos de sorrisos depois”. Esta exposição foi realizada pela primeira vez em 2014, aquando da abertura do centro, e fotografou rostos de Setubalenses pelas ruas da cidade. Agora, dez anos depois, as mesmas pessoas voltam a ser fotografadas e contam o que lhes aconteceu na vida ao longo desta década e em que momentos o Alegro participou. Esta exposição vai estar no centro entre dia 2 e 12 de novembro na Praça Bombordo e posteriormente ficará sediada noutro local do centro, a definir.
As celebrações terminam dia 12 de novembro, quando se assinala uma década de existência, com uma grande festa de aniversário, onde todos os lojistas vão para fora de portas com ativações, descontos e brindes. Vamos ter animação musical, o centro decorado e algumas surpresas para os clientes, desde pinturas faciais com glitter para os mais pequenos, a um videobooth para que os clientes possam partilhar o momento nas redes sociais. Vai ainda existir o momento de apagar as velas e cantar os parabéns ao Alegro Setúbal, com direito a brinde e bolo.
Junte-se ao Alegro Setúbal para celebrar dez anos de histórias, experiências e inovações e marque a sua presença naquele que é o presente do Alegro para si!
Consulte o regulamento da campanha “QUANDO TOCAR É PARA GANHAR” aqui.
No dia 19 de outubro, o LoureShopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela CBRE, vai receber o atelier Álbum de Família com uma edição dedicada à ciência.
Sob o mote "Vamos aprender ciência", os mais pequenos terão a oportunidade de participar num workshop interativo, no qual irão descobrir mais sobre o nosso incrível planeta Terra. As crianças ficarão a saber tudo sobre os vulcões, os mares e a atmosfera, através de várias experiências científicas físico-químicas preparadas especialmente para serem uma autêntica explosão de conhecimento!
As atividades práticas irão estimular a curiosidade científica dos mais novos, levando-os a descobrir de forma envolvente os segredos que o nosso planeta guarda.
O atelier"Vamos aprender ciência"vai decorrer das10h30 às 12h30e das14h00 às 16h00, no Piso 1. Para participar, basta apresentar, à entrada, o QR Code da APP do LoureShopping.
A diversidade musical visita o Museu de Leiria no ciclo de concertos CAPÍTULO, que arranca em Outubro e estende-se até Dezembro, na Sala do CAPÍTULO do antigo Convento de Santo Agostinho.
O CAPÍTULO é um ciclo de apresentações que nos meses de Inverno leva o público ao Museu de Leiria, apresentandoquadros vivos sob a forma de concertos, convidando a uma visita ao Museu de Leiria com um programa diferenciado, procurando um novo diálogo com este lugar.
Promovido pela Omnichord e pela Câmara de Leiria, o programa para as próximas tardes de domingo, sempre pelas 18h, propõeCarlos Bica no dia 20 de Outubro (DATA ESGOTADA), Scott Matthews no dia 17 de Novembro e Rainhas do Autoengano no dia 1 de Dezembro.
Quando falamos da música de Carlos Bica, é comum destacar-se a maneira como combina influências de diversos estilos e universos, desde a música erudita contemporânea à folk, passando pelo rock, pelo jazz e pela música improvisada. Bica é um compositor nato e um ouvinte atento ao mundo que o rodeia.
Scott Matthews, artista inglês de folk e indie pop cuja carreira já conta com mais de 10 anos, apresenta-nosResttless Lullabies,o seu novo álbum que nos mostra a constante evolução e mutação da condição humana, num estilo melancólico e introspectivo, que já teve repercussão em rádios por toda a Europa.
Rainhas do Autoengano são Madalena Palmeirim, Natalia Green e Kali Peres. Nas suas apresentações são conhecidas por abraçar diferentes idiomas, compondo em português e francês, com vozes acompanhadas pelo cavaquinho, guitarras acústicas e baixo numa dança entre a Pop, a Bossa Nova, a MPB ou o Folk.
A entrada é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis e sujeita a inscrição prévia, paramuseudeleiria@cm-leiria.ptou 244 839677.
PROGRAMA
Carlos Bica | 20 de Outubro | 18H00 | Museu de Leiria -ESGOTADO
Scott Matthews | 17 de Novembro | 18H00 | Museu de Leiria
Rainhas do Autoengano | 1 de Dezembro | 18H00 | Museu de Leiria