Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CIMfonia ecoa por toda a Serra da Estrela com programa musical inovador e estreia de 2 obras

Dezenas de espetáculos itinerantes em espaços inusitados e históricos na Serra da Estrela

OFP_650x488.jpg

 

O primeiro concerto “Concerto do Dia da Europa” acontece a 9 de maio, na Sé Catedral da Guarda com a Orquestra Filarmónica Portuguesa conduzida pelo maestro Osvaldo Ferreira e com a soprano Raquel Camarinha. Até novembro, os 15 municípios da Serra da Estrela e ainda os municípios de Foz Côa e Aguiar da Beira recebem vários concertos e músicos, entre os quais Júlio Resende, Rui Massena, Valéria Carvalho e IAN (finalistas do festival da canção RTP). Vão ainda estrear no CIMfonia as obras das compositoras Fátima Fonte e Ana Seara.

O CIMfonia é o primeiro grande evento de 2021 integrado nos projetos "Festival Cultural da Serra da Estrela, das Beiras e da Raia Histórica", que visam promover a itinerância cultural no território, dando assim continuidade à iniciativa “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”, criada entre 15 municípios e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).

 

O Concerto do Dia da Europa” acontece já no próximo dia 9 de maio (domingo), na Sé Catedral da Guarda, sob a batuta do maestro e curador do CIMfonia, Osvaldo Ferreira, e com a participação da soprano Raquel Camarinha. Mas até novembro, todo o território será ‘palco’ para vários concertos icónicos em espaços inusitados e de elevado valor patrimonial, que integram o Festival Cultural da Serra da Estrela, das Beiras e da Raia Histórica – em castelos, ruínas romanas, num parque, num pelourinho, num povoado pré-histórico.

Serão vários os músicos e artistas convidados a atuarem nos 15 municípios que compõem a CIM-BSE e nos dois municípios convidados, Vila Nova de Foz Côa e Aguiar da Beira. De destacar as obras de Fátima Fonte e Ana Seara, encomendadas para o CIMfonia, e também a criação de obras que resultam da interação entre os artistas Rui Massena, IAN, Filipe Raposo, Júlio Resende e jovens músicos da bandas filarmónicas e escolas de música da região. Os artistas, a população local e as associações “são decisivos para criarmos uma primeira edição de sucesso do CIMfonia esperamos assim que esta e outras iniciativas estimulem novas ideias e a desejada transformação para as futuras gerações”, justifica o maestro e curador do CIMfonia, Osvaldo Ferreira. Sob a égide do “apelo do interior”, esta iniciativa pretende “através das artes, criar laços orgânicos com a terra, com o passado, na tentativa de proporcionar a melhoria da qualidade de vida nesta região”, concretiza Osvaldo Ferreira.

 

Depois da estreia do CIMfonia a 9 de maio na Guarda, no dia 28 de maio o Toy Ensemblevisita o Castelo de Trancoso com os “Autos das Barcas de Gil Vicente”; a 10 de junho, em Gouveia, atuam João Barradas e o Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfónica de Gouveia; a 20 de junho Belmonte recebe Drumming Grupo de Percussão; a 26 de junho, Pinhel conta com a prestação de Júlio Resende, Valéria Carvalho e solistas das Bandas Filarmónicas de Pinhel e Pínzio; a 6 de julho em Figueira de Castelo Rodrigo e dia 30 de julho, em Celorico da Beira, será a vez do concerto do Toy Ensemble; a 31 de julho no Fundão atuam Les Secrets des Roys. No mês de agosto a IAN e a Filarmónica de Manteigas marca presença dia 13 em Manteigas; dia 27 em Fornos de Algodres sobem ao palco do CIMfonia Filipe Raposo e Rita Maria; dia 28 no Pelourinho de Aguiar da Beira atua Valéria Carvalho. O mês de setembro terá os seguintes concertos: Covilhã recebe dia 4 o maestro Rui Massenaa solono piano; Mêda a 9, Sabugal a 10 e Seia a 11 e dia 12 em Foz Côa do mesmo mês terão em palco a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa. O último concerto desta iniciativa acontecerá no dia 21 de novembro em Almeida com a atuação do Rare Folk.

O CIMfonia é o culminar de todo um trabalho de cooperação e de construção de sinergias entre 15 Municípios e a CIM-BSE numa estratégia clara de afirmação cultural, de visibilidade e notoriedade externa do território e de divulgação de todo o seu potencial turístico e económico constante do projeto geral "Festival Cultural da Serra da Estrela, das Beiras e da Raia Histórica".

O CIMfonia está diretamente associado à candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 e ao compromisso conjunto assumido por 18 parceiros: a CIM-BSE, os 15 Municípios da região das Beiras e Serra da Estrela e ainda os Municípios de Vila Nova de Foz Côa e de Aguiar da Beira na implementação de uma estratégia e plano de ação que contribua para fortalecer o posicionamento da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura.

 

Os Festivais “Cultural da Serra da Estrela”, “Cultural das Beiras” e “Cultural da Raia Histórica” são cofinanciados pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Festival READ ON ALMADA | 11-14 de maio | Iniciativa online quer promover e divulgar o gosto pela leitura nos jovens dos 12 aos 19 anos

A 4ª edição do Festival READ ON ALMADA, que tem como objetivo promover e divulgar o gosto pela leitura entre os jovens dos 12 aos 19 anos, decorre entre os dias 11 e 14 de maio, em formato online.

READ ONline 2021 - LOGO GERAL copy.jpg

 

O Festival, que conta com mais de 500 inscrições e 25 escolas por todo o país, propõe 37 atividades, ao longo de 4 dias, entre as 9h30 e as 21h30.

 

A edição deste ano contará com a participação de várias personalidades, nomeadamente os escritores Ondjaki (Angola), Louise O'Neil (Irlanda); Margarida Fonseca Santos, David Machado, Gonçalo M. Tavares, Gonçalo Cadilhe, José Fanha, Ana Pessoa, entre outros. Assim como os contadores de histórias vindos do Brasil, Maurício Leite, Benita Prieto e Tâmara Bezerra e Joaninha Duarte de Portugal e ainda as ilustradoras Rita Alfaiate e Giovana Medeiros. 

 
Estarão também presentes no evento e nas várias atividades programadas ao longo dos dias, os músicos Fernando Daniel e Nuno Ribeiro e o humorista Salvador Martinha.

 

Esta iniciativa tem como foco principal a faixa etária dos 12 aos 19 anos, contudo é aberta a todos os públicos para os quais a leitura e a escrita seja objeto da sua atenção. Quem se inscrever no festival READ ON ALMADA terá a possibilidade de participar em workshop de Banda Desenhada Digital ou de escrita criativa, em webinares como “A importância do Humor na Comunicação” ou a “Política na música”, entre outras atividades das mais diversas áreas culturais.

 

Graça Carvalha, diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, da Charneca de Caparica, e que integra a equipa coordenadora do projeto internacional de leitura READ ON (Reading for Enjoyment, Achievement and Development of Young People) revela que “O projeto READ ON ALMADA inspira os mais novos a ler, escrever, ilustrar, criar bandas desenhadas, entrevistar autores, criar as suas próprias histórias com base nos seus livros preferidos, e a participar em eventos e festivais de literatura, tanto nos seus países como no resto da Europa”.

 

Organizada pelo Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté e com o apoio da Câmara Municipal de Almada, o Projeto READ ON ALMADA tem como parceiros o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), sendo que muitas outras entidades locais com atividades na área da leitura, da escrita, da ilustração, da BD, da música, estão também envolvidas na organização.

 

O projeto procura envolver diferentes grupos e entidades para cada iniciativa: festivais literários, bibliotecas, grupos de leitura, associações, centros juvenis e outros institutos que atuam no setor da educação. O Festival READ ON não é apenas dirigido aos jovens, mas também pretende fornecer ferramentas, exemplos e boas práticas para professores, educadores e pessoas da área da cultura para promover políticas pró-leitura entre os adolescentes e, consequentemente, em toda a sociedade.

 

O projeto READ ON é co-financiado pelo programa Europa Criativa, da União Europeia.

 

Veja o programa completo aqui.

 

Inscreva-se gratuitamente em: http://bit.ly/inscricoesfestivalreadon

O videoclip “Me Estraga” já está disponível no Youtube

Depois do lançamento do tema Me Estraga, inserido no EP Seguir Em FrenteJay-s disponibiliza hoje aos seus fãs o videoclip oficial.

Gravado na praia de Macaneta, em Maputo (distrito de Marracuene), o vídeo de “ Me Estraga” retrata o amor e adoração a uma mulher em que ela com o seu jeito malicioso, “o tira do sério”, fazendo com que não olhe para mais ninguém, sendo só ela que lhe faz bem e dá sentido à sua vida. 

“(…) E ela é que me faz bem , E ela é que me faz bem, Me toca como ninguém (…)”

 

Me Estraga (Kizomba) e Stay Home (Trap) são os primeiros temas que Jay-s apresenta ao mercado e fazem parte do EP Seguir Em frente

Além de cantor e compositor, Jay-s é produtor de vários artistas moçambicanos de renome.

"Me Estraga" já está disponível no Youtube e também nas plataformas digitais e na Vodacom • Movitel • Unitel

CÍNTIA lança novo single e vídeo "SMOKE"

CÍNTIA LANÇA SMOKE
Novo single já disponível em todas as Plataformas Digitais

transferir.jpg

 

Vídeo Disponível às 17h no canal de Youtube
 
“Smoke” é o primeiro single de 2021 lançado por Cíntia. Com este novo single, Cíntia traz uma nova forma de expressão ainda que sempre melódica e com sonoridades Afro. Num registo mais Rap, a artista continua a expressar-se com ousadia, autenticidade e apelando à união.

O tema foi gravado nos estúdios Ground Zero e conta com a Produção, Mistura e Masterização de Charlie Beats, produtor com quem a artista da Loco Knight tem encontrado uma boa ligação em estúdio e já colaborou no passado.

“Smoke” sucede a “Gyals & Gyals”, o EP de estreia de Cíntia lançado em novembro de 2020 e que conta com os single de sucesso “Grana”, “Shooters” e “Savana”.

O seu trajeto ascendente começou aos 18 anos quando lançou o single “Grana”, que rapidamente atingiu Milhões de visualizações no Youtube e lhe garantiu um lugar de destaque como a nova revelação do Afro Swing. Desde então, Cíntia já lançou diversos singles e conta atualmente com mais de 4 Milhões de visualizações no Youtube, 25 mil subscritores, 60 mil seguidores no Instagram e várias centenas de milhar de streams no Spotify. Na sua bagagem destacam-se também as colaborações com marcas como a Nike e Sumol.

HBO PORTUGAL | DESTAQUES DE 10 A 16 DE MAIO

DESTAQUES 
10 a 16 de maio

Descubra as histórias da HBO Portugal para esta semana!
SEGUNDA-FEIRA, DIA 10
POSE - Temporada 3, Episódio 3 
Depois de ser presa injustamente, Elektra convence Blanca a ajudá-la a livrar-se do baú que tem no seu armário antes que a polícia o encontre.
CITY ON A HILL - Temporada 2, Episódio 7 
Assumindo o envolvimento dos irmãos Campbell no tiroteio no território de Copeland, Jackie confronta Grace, que não pode fugir mais da atividade criminosa dos filhos. Ela é forçada a assumir um compromisso terrível. Ressentido com o resultado de uma negociação da qual não pôde participar, Decourcy encontra conforto na força de Siobhan, que mantém a cabeça firme mesmo após a tragédia. Jenny insiste em ajudar Maeve, quer isso signifique desafiar Jackie ou não.
MARE OF EASTTOWN - Temporada 1, Episódio 4 
Com Mare (Kate Winslet) forçada a ficar em segundo plano no caso, Colin (Evan Peters) pressiona um padre local sobre as vagas circunstâncias que levaram à sua transferência para a paróquia. Enquanto isso, uma chamada anónima dá a Dawn (Enid Graham) a esperança de que Katie ainda esteja viva. Este episódio foi escrito por Brad Ingelsby e realizado por Craig Zobel.
THE NEVERS - Temporada 1, Episódio 5 
Enquanto a cidade vibra com uma execução muito esperada, Penance (Ann Skelly) lida com uma vocação moral que não se encaixa no plano de Amalia (Laura Donnelly). Com as duas numa encruzilhada, os órfãos terão que decidir quem vão seguir. Este episódio foi escrito por Melissa Iqbal e realizado por Joss Whedon.
TERÇA-FEIRA, DIA 11
BREEDERS - Temporada 2, Episódio 9 
Enquanto a festa de bodas de ouro de Jim e Jackie começa a esmorecer, as tensões crescentes entre Paul e Luke atingem um clímax explosivo e aterrorizante.
THE CRIME OF THE CENTURY - Documentário, Parte 1 
A primeira parte do documentário é centrada em como a Purdue Pharma trabalhou em estreita colaboração com a FDA - Food and Drug Administration para aprovar o analgésico extremamente lucrativo para um uso mais amplo, promovendo a sua segurança sem evidências suficientes e criando uma campanha para redefinir a dor e a forma como a tratamos. Quando os reguladores do governo ou funcionários do Departamento de Justiça tentaram atenuar as irregularidades, a Purdue Pharma e empresas como a Cardinal-Health, que eram grandes distribuidoras de opióides, resolveram os casos, mantiveram os detalhes privados e continuaram inabaláveis. Enquanto dezenas de milhares de pessoas sucumbiam ao vício em opiáceos, as fortunas construídas por esse negócio tornaram-se no crime do século e o mercado do OxyContin abriu caminho para medicamentos prescritos ainda mais letais.
QUARTA-FEIRA, DIA 12
MAYANS M.C - Temporada 3, Episódio 10 
Bishop dá início ao seu plano para se tornar o único rei.
THE CRIME OF THE CENTURY - Documentário, Parte 2 
A segunda parte destaca o marketing em massa do opióide sintético fentanil e analisa as ligações entre os fabricantes de medicamentos e as políticas governamentais. Enquanto a epidemia silenciosa da América matava 40 pessoas por dia, a Insys Therapeutics, uma nova fabricante de opióides de fentanil, continuava a subornar os médicos para os prescrever em excesso. Vídeos surpreendentes de formações de vendas e material promocional revelam uma profunda imoralidade entre os funcionários da empresa e uma desconsideração pelas práticas corporativas nocivas e difundidas. Existe um esquema bem elaborado para enganar as seguradoras, lado a lado com táticas de marketing fraudulentas, enquanto os legisladores continuam a fechar os olhos para as implicações de um meio complexo que fornece milhões de comprimidos em todo o país.
QUINTA-FEIRA, DIA 13
HOLY FATHER - Documentário
O cineasta e a sua namorada ficam a saber que vão ser pais. Enquanto a futura mãe enfrenta a novidade sem modelos a seguir na sua família destruída, o futuro pai vai ter que resolver os assuntos com o seu pai há muito desaparecido, que é agora um monge no Monte Athos. As visitas a Athos tornam-se numa forma de desvendar o mistério não resolvido da partida do pai, uma chave, acredita ele, para aprender como se tornar no pai que nunca teve. Mas, com o passar dos nove meses, a procura por respostas e reconciliação, repleta de ansiedade e raiva, parece dar lugar a algo muito mais significativo.
SEXTA-FEIRA, DIA 14
LEGACIES - Temporada 3, Episódio 12 
MANIFEST - Temporada 3, Episódio 9 
SÁBADO, DIA 15
A BLACK LADY SKETCH SHOW - Temporada 2, Episódio 4 
Uma festa de divórcio sai do controlo após Eboni consumir um cogumelo mágico. Uma groupie dos anos 30, Feather Atwood, está de olho no jogador de basebol da Negro League, Satchel Paige. Um passageiro frustrado procura um representante de apoio ao cliente com a mesma opinião. Denise tenta evitar mais uma separação, bem como o seu efeito colateral típico e incomum. “Taskmaster”, “Insegurança” e “Turnt” ajudam Krystal a superar uma possível situação de assédio. Quinta, Gabrielle, Robin e Ashley estabelecem regras estranhas enquanto jogam às cartas para passar o tempo. Este episódio foi escrito por Lauren Ashley Smith, Robin Thede, Ashley Nicole Black, Akilah Green, Brittani Nichols, Amber Ruffin, Rae Sanni e Holly Walker e realizado por Dime Davis.
AS FEITICEIRAS - Temporada 3, Episódio 12 
FILMES - EM DESTAQUE
DIA 13/05
O PINTASSILGO

DIA 14/05
10 CLOVERFIELD LANE
DETONAÇÃO
ESTRADA DE PALHA
ORNAMENTO E CRIME
KIDS - EM DESTAQUE
SÉRIES
Dia 14/05
NÓS, OS URSOS - Temporada 4
O SHOW DE TOM E JERRY - Temporada 4

FILMES
Dia 15/05
HOTEL TRANSYLVANIA 3: UMAS FÉRIAS MONSTRUOSAS
DIA DE SURF 2

O fantasma das melancias volta a atacar no TMJB

 

unnamed.jpg

_CM_3510.jpg

 

João Farraia, Vera Santana e Pedro Walter, em O fantasma das melancias, com encenação de Teresa Gafeira para a CTA

 

O fantasma das melancias volta a atacar no TMJB

 

A Companhia de Teatro de Almada apresenta, nos dias 22 e 23 Maio, no TMJB, O fantasma das melancias, três histórias de três autores argentinos, com encenação de Teresa Gafeira. O espectáculo vocacionado para os mais novos decorrerá no sábado, às 16h, e no domingo, às 11h.

 

Este é um espectáculo com três histórias, escritas pelos autores argentinos Juan Enrique Acuña (jornalista e escritor, 1915-1988), Luis Marcelo Claeyssen (dito Lucho, mestre do teatro de marionetas) e Roberto Espina (actor e encenador, 1926-2017). Teresa Gafeira deu vida em palco a um velho avarento, a um galo que queria ter dentes e a um menino da mamã que, só porque sim, tratava mal as melancias do quintal.

A primeira história é sobre alguém muito forreta, ou seja, alguém que não quer gastar dinheiro nenhum, para poder juntar cada vez mais (há pessoas assim, na vida). Alguém que gosta tanto do dinheiro que o acaricia moeda a moeda e não se importa de só comer uma vez por semana – uma sopa horrível. Até que acontece qualquer coisa: uma magia. A segunda história é sobre um galo, neto de um general e de uma generala, que quer tanto ter dentes que acaba por conseguir que um urso dentista lhe arranque um dente muito grande e muito velho que o galo não tinha (!) dentro da boca, e que pertencia a um outro animal. A terceira história é sobre um rapaz mal-comportado, comilão, guloso, dorminhoco, birrento, preguiçoso, que desobedece à mamã e que tem a mania que é muito valente. O nome desse rapaz é Churrinche e o público vai ter de tomar conta dele – e também das melancias, pois o rapaz, coitado, não dá conta do recado. Mas não será preciso sair do lugar, pois tudo se fará em modo remoto e colaborativo entre o público e o rapaz.

 

O fantasma das melancias (Sala de Ensaios, dias 22 e 23 de Maio de 2021, sábado, às 16h, e domingo, às 11h) 50 m | M/3

 

Ficha artística

 

Textos de ClaeyssenEspina e Acuña

Encenação de Teresa Gafeira

 

Intérpretes João FarraiaPedro Walter e Vera Santana
Cenografia Teresa Gafeira
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Figurinos Teresa Capitão
Operação de luz e som Paulo Horta

 

Companhia de Teatro de Almada

 

Todas as informações em ctalmada.pt

SIMÃO CHEGA ÀS LIVRARIAS PORTUGUESAS PELA PRIMEIRA VEZ

Ele é pequenino, adorável, cheio de energia, sempre pronto para

travessuras e é já um rosto famoso do canal Panda e Netflix

 

supercoelho-simao-mail.jpg

 

 

  • Supercoelho Cocozinho são os primeiros livros da série Simão publicados em Portugal, pela Jacarandá Editora;

 

  • Série com muito sucesso internacional, publicada em 18 línguas;

 

  • As aventuras de Simão passam também no canal Panda e na Netflix;

 

  • Data de publicação: 21 de abril | 3-6 anos | PVP - 10,90€ |

 

Quem nunca imaginou vestir uma capa de super-herói e sair para a rua em nome da justiça?

Para este adorável coelhinho, a imaginação não tem limites e está sempre preparado para aprender coisas novas. O Simão chega às livrarias nacionais a 21 de abril, pela Jacarandá Editora, com as suas primeiras aventuras - Supercoelho e Cocozinho, e promete conquistar as crianças dos 3 aos 6 anos.

O Simão é um coelhinho muito curioso e enérgico que vive com os seus pais e o seu irmão mais novo, Gaspar. Para ele, todos os dias são dias de descobertas e aventuras, onde há sempre lugar para valores como a família, a amizade, o respeito por todos e pela Natureza, a boa disposição e a brincadeira. Para ele, os dias são todos divertidos e, se aparecerem umas nuvens, nunca se esqueçam que depois da chuva o sol brilha mais.

Da autoria de Stephanie Blake, as aventuras do Simão já foram publicadas em 18 países.

 

 

 

teatromosca prepara a estreia de duas produções para diferentes públicos

Depois de quatro meses de espetáculos apresentados em live streaming, o teatromosca prepara já a reabertura ao público do AMAS – Auditório Municipal António Silva. Contudo, ao mesmo tempo que os espetadores poderão agora voltar a assistir aos espetáculos no auditório, a companhia manterá, sempre que possível, a sua transmissão ao vivo e em direto, através da internet.

 

É o caso do espetáculo “Romance do 25 de abril”, a mais recente produção do teatromosca para o público infanto-juvenil, que, para além de poder contar com público na sala, também será transmitido em direto na plataforma Live Stage da Ticketline, no dia 24 de abril, às 11h. Adaptado do livro homónimo de João Pedro Mésseder e Alex Gozblau, o espetáculo aborda um dos momentos mais marcantes da História recente de Portugal, ao mesmo tempo que procura promover e incentivar a prática da leitura junto dos mais novos.

 

Segue-se a estreia do espetáculo “O Triunfo das Porcas”, coprodução com o Teatro Estúdio Fontenova, uma adaptação do célebre romance “Animal Farm”, de George Orwell, com encenação de Pedro Alves, interpretação em palco de Sara Túbio Costa, Patrícia Pereira Paixão e Carolina Figueiredo, e interpretação em vídeo de Milene Fialho e mais de duas dezenas de jovens de Sintra e Setúbal. Nele se revela como, rapidamente, começam a ruir os alicerces de um utópico novo mundo que resulta da revolução operada pelos animais. O espetáculo estará em cena de 6 a 8 de maio, sempre às 21h00 no AMAS – Auditório Municipal António Silva.

 

Miguel e João esgotam concerto em 1h30 no Casino Estoril. Data Extra anunciada!

Miguel e João esgotam concerto em 1h30 no Casino Estoril. Data Extra anunciada!

Miguel e João.JPG

 

A dupla alentejana que deu que falar no "The Voice Portugal" vai estar em concerto dia 29 e 30 de Janeiro, pelas 20h, no palco do Lounge D do Casino Estoril. A primeira data (29) foi ontem anunciada e esgotou os lugares em apenas 1h30. A cultura é segura e a entrada é livre.

Miguel Costa é natural de Beja e João Maria Baião da Vidigueira, tem ambos 19 anos, e conquistaram os quatro mentores logo no primeiro dia ao virar as quatro cadeiras. Seguiram até à final, no último domingo, onde ficaram em 4ºlugar.

Nesse dia foram convidados pela mentora Aurea a participarem no seu concerto no próximo dia 15 de Janeiro no Campo Pequeno. No dia 29 e 30 estão anunciados no Casino Estoril onde prometem levar convidados especiais que serão revelados mais em cima da data.

Conhecem-se desde pequenos, mas foi apenas por volta dos 12 anos de idade que a amizade cresceu, altura em que João começou a ter aulas em Beja e a aproveitar o tempo livre para estar com Miguel. Juntos dedicaram-se à música, começaram a tocar e a cantar em grupos de jovens da igreja e aos 15 anos decidiram criar um grupo musical em conjunto com mais dois amigos, ao qual deram o nome de "Los Colchoneros". Desde aí nunca mais se separaram. Já atuaram em várias palcos no Alentejo e também em Lisboa, mas o "The Voice" foi o primeiro grande palco que pisaram.

Dia 29 e 30 de Janeiro no Casino Estoril a entrada é gratuita. Garanta o seu lugar ao fazer a reserva de mesa pelo 214 667 815. Lotação limitada de acordo com as normas da DGS.

De salientar que o Casino Estoril foi distinguido com o certificado “Clean & Safe” do Turismo de Portugal e aderiu ao serviço COVID OUT, Selo de Confiança, Clean Surfaces Safe Places, emitido pelo ISQ.

Com novo horário de funcionamento, o Casino Estoril abre agora às 11h e encerra às 22 horas. O acesso ao Lounge D do Casino Estoril é para maiores de 14 anos, ou maiores de 10 quando acompanhados pelos pais. Nas áreas de Jogo só é permitida a entrada a maiores de 18 anos.

Exposição “30 Anos de Leitura Pública – Pessoas, Palavras e Poemas!”

exposição 30 anos de leitura publica.jpg

 

 

A Exposição “30 Anos de Leitura Pública – Pessoas, Palavras e Poemas!” está a percorrer as bibliotecas municipais do concelho da Moita. De 6 a 30 de janeiro, estará patente na Baixa da Banheira.

 

Ao longo de três décadas, as bibliotecas têm desenvolvido um conjunto de projetos dirigidos à comunidade educativa, aos utentes dos lares, às crianças e famílias e à população em geral. Muito mais do que um local onde se pode aceder à informação, o papel das bibliotecas municipais tem sido essencial na manifestação das mais variadas práticas artísticas, trabalhando com parceiros, disponibilizando espaços, promovendo e incluindo na sua programação um conjunto de ações com vista à fruição artística e cultural. São essencialmente centros de aprendizagem e partilha onde é possível, através das múltiplas atividades existentes, envolver a comunidade em projetos diversificados.

Os autores locais fazem, pois, parte deste universo. São pilares essenciais na dinâmica e na vida das bibliotecas e a sua participação nas mais variadas ações constitui um importante elo de ligação territorial e de reforço comunitário.
Por isso, a Câmara Municipal da Moita lançou o desafio aos “poetas nossos munícipes”: escrever um poema sobre as bibliotecas para integrar a “Exposição 30 anos de Leitura Pública – Pessoas, Palavras e Poemas!”.