Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A 4.ª edição do Festival do Maio acontece a 26 e 27 de maio, no Parque Urbano do Seixal, com entrada livre

Nos dias 26 e 27 de maio, o Parque Urbano do Seixal será o palco, novamente, do Festival do Maio com duas noites de espetáculos, com entrada livre, que têm como objetivo promover propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: da política à crítica social, passando pelo ativismo ambiental e pelas lutas contra a discriminação de raça e género. Peaches (Canadá), Moullinex (Portugal), Prétu (Portugal), Gabriel, o Pensador (Brasil) e Sam The Kid com Orelha Negra e Orquestra (Portugal) compõem o cartaz. A entrada é livre, permitindo assim o acesso de todos à cultura. A entrada está sujeita à capacidade do local.

 

image004.jpg

 

Numa altura em que assistimos ao avanço dos populismos e das derivas autoritárias um pouco por todo o mundo, e em que a ordem do dia é desinformar, torna-se urgente intervir, informar e acordar consciências. E as artes, sobretudo a música, têm um papel fundamental no esclarecimento e mobilização dos cidadãos e na persecução de ideais que nos conduzam a sociedades mais evoluídas e mais justas.

 

«A Câmara Municipal do Seixal, na sua intervenção, tem como objetivo dar continuidade a um legado de resistência e luta por melhores condições de vida, pela liberdade e pela democracia que é uma marca identitária das gentes que construíram a história do concelho», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

 

À semelhança das edições anteriores, serão produzidos videopoemas que pontuarão os espaços entre as atuações, em que artistas de diferentes áreas são convidados a interpretar poemas marcantes de cunho interventivo. Entre eles, estão Bia Ferreira, Luca Argel, Ana Deus, Cátia Oliveira (A Garota Não), José Luís Peixoto e Catarina Wallenstein.

 

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direção artística de Luís Varatojo.

 

Programa da 4.ª edição do Festival do Maio

26 de maio

PEACHES (Canadá)

MOULLINEX (PT)

PRÉTU (PT)

Videopoemas

 

27 de maio

GABRIEL, O PENSADOR (Brasil)

SAM THE KID com ORELHA NEGRA E ORQUESTRA (PT)

Videopoemas

 

Abertura de portas: 19 horas

 

Início dos concertos: 21 horas