Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A 5ª sessão do ciclo “Espaços para Arquitetas” está a chegar ao Roca Lisboa Gallery

A 5ª sessão do ciclo “Espaços para Arquitetas” está a chegar ao

Roca Lisboa Gallery

  • Na primeira parte da sessão, Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, e Zaida Muxí, Arquiteta e Diretora de Urbanismo, Habitação, Meio Ambiente, Espaço Público, Manutenção e Civismo de Santa Coloma de Gramenet, falarão das “Políticas urbanas e a dimensão de género”.

 

  • Na segunda parte, será efetuada a apresentação do livro de Zaida Muxí, Mujeres, Casas y Ciudades, complementada por uma mesa redonda onde a arquiteta debaterá, junto com Joana Pestana Lages, Isabella Rusconi e a moderação de Patrícia Santos Pedrosa as dimensões arquitetónicas e urbanas das desigualdades.

 

5ª sessão do ciclo “Espaços para Arquitetas”, organizado pela Roca e pela associação Mulheres na Arquitetura, com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Portugal, decorrerá no próximo dia 16 de maio no Roca Lisboa Gallery.

O ciclo “Espaços para Arquitetas” surgiu nos Roca Galleries de Madrid e Barcelona há vários anos. Desde 2018, passou a realizar-se também no Roca Lisboa Gallery. As duas sessões do ano anterior centraram-se no debate do contributo e situação atual das mulheres na arquitetura. No entanto, as 6 sessões de 2019 terão um perfil mais diversificado, desde a apresentação do projeto a palestras individuais.

image005.jpg

 

Esta próxima sessão contará com a presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres.

 

Zaida Muxí será outra convidada a marcar presença na primeira parte desta sessão. Arquiteta, Investigadora e Vereadora, procurará dar continuidade à internacionalização deste ciclo, assim como a discussão das crescentes políticas para a igualdade nacional.

Seguidamente será feita a apresentação do livro Mujeres, Casas y Ciudades, da autoria da arquiteta Zaida Muxí, por Patrícia Santos Pedrosa (Arquiteta, Investigadora e Professora).

 

Posteriormente, em mesa redonda, juntar-se-ão também Joana Pestana Lages (Arquiteta doutorada em Urbanismo) e Isabella Rusconi (Arquiteta Urbanista e Investigadora em Participação Social no Planeamento Urbano).

 

Dado o tema desta sessão e as suas convidadas, a Roca, a associação Mulheres na Arquitectura e a Fundação Friedrich Ebert Portugal, convidam as Presidências da Câmara da área da grande Lisboa, tal como os (as) responsáveis pelos Pelouros de Urbanismo, Habitação e Espaços Verdes, e ainda representações das ordens e associações profissionais de Arquitetos(as), Engenheiros(as), Arquitetos(as) Paisagistas e Urbanistas.

 

Porque no dia 16 de maio, às 17h00, todos os caminhos vão dar ao Roca Lisboa Gallery. A participação neste evento é gratuita. Pode efetuar a sua inscrição aqui.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.