Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A Academia Portuguesa de Cinema e Leonel Vieira comemoram o 20º aniversário de "A Sombra dos Abutres" com lançamento em DVD

A Academia Portuguesa de Cinema e Leonel Vieira
celebram 20º aniversário de “A SOMBRA DOS ABUTRES”
com lançamento em DVD 

c7baca33-ae08-4796-bfa8-26ac40ccf3ee.png

 

20 anos após a estreia, os portugueses poderão rever “A Sombra dos Abutres” de Leonel Vieira, agora numa edição renovada em DVD que se junta à “Coleção Academia” da Academia Portuguesa de Cinema. O DVD será apresentado na próxima sexta-feira, 13 de abril, às 18h30, na FNAC do Chiado, em Lisboa.

Leonel Vieira realizou “A Sombra dos Abutres” em 1998, com apenas 26 anos. O filme retrata a repressão política da década de 60 em Portugal seguindo a história de Daniel (Vítor Norte), um mineiro que se torna o rosto da greve do seu grupo de trabalho numa mina de Trás-os-Montes. A Guarda Nacional Republicana começa por reprimir a greve mas é a PIDE que torna Daniel, que apenas lutava por melhores condições de vida, o protagonista do movimento, suspeitando de que ele está a ser manipulado por forças políticas contrárias ao regime. Daniel tenta, na companhia do cunhado Zé (Diogo Infante) fugir para França, mas o cerco da implacável perseguição aperta-se cada vez mais, sob a direção do inspetor determinado a caçar o seu homem (José Wallenstein).

O lançamento do DVD vai contar com a presença do realizador, de alguns dos atores que integram o elenco e de elementos da equipa de produção. Recorde-se que “A Sombra dos Abutres” foi a estreia de Leonel Vieira como realizador, numa carreira que já conta com 12 filmes e que inclui o mais visto de sempre pelos portugueses: o remake de “O Pátio das Cantigas”, de 2015.