A ARTE CHEGOU À PRAIA DO ESTORIL
A inauguração do concurso/exposição Internacional de Cultura – ArteMar Estoril 2014, no dia 16 de maio, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e de muitos curiosos que não resistiram a contemplar as obras que fazem parte do Passeio Marítimo Cascais-Estoril até ao dia 15 de junho. Está aberta a votação para o “Prémio do Público”, basta enviar mensagem gratuita.
A 6ª edição do ArteMar Estoril chegou em força ao Passeio Marítimo Cascais-Estoril. A inauguração da exposição foi marcada pela atuação dos Bunga Ritmo, um grupo de percussionistas da Escola Básica da Abóboda, Cascais, que trouxe muita animação aos visitantes presentes no Passeio Marítimo Cascais-Estoril na sexta última. As 9 esculturas a concurso, feitas a partir de materiais reciclados, reutilizados e/ou recicláveis, vão estar expostas no local até ao próximo dia 15 de junho.
O público pode agora eleger a sua escultura favorita votando no “Prémio do Público”, que tem o valor de 1.000 euros. Para isso basta enviar um sms (gratuito) para o número 4646, com o texto AME (espaço) seguido do número da escultura que estará divulgado no local e no site www.cm-cascais.pt/artemarestoril, até ao dia 15 de junho, às 12h00.
No final desta edição de 2014 do ArteMar Estoril, o júri do concurso irá selecionar a obra vencedora cujo prémio terá o valor de 8 mil euros.
“Esta é uma iniciativa de grande qualidade que nos dá a possibilidade de cruzarmos sentimentos e sensações”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, salientando ainda que “a presença de uma iniciativa desta natureza no concelho, como é o caso do ArteMar Estoril, possibilita a livre manifestação dos artistas num espaço público”.
Desde 2008 a promover trabalhos com elevada qualidade estética e com uma forte mensagem ecológica, “a Câmara Municipal de Cascais continua a ser a única a levar a cabo uma exposição deste género, distinguindo artistas e obras com elevado valor cultural”, salientou a comissária da exposição Luisa Soares de Oliveira, também presente na iniciativa.
As obras patentes no ArteMar Estoril 2014 são: “Noah”, de Peter Gilbert; “Symbiotic Sights”, de Susana Aleixo Lopes; “Microrganismo Oblíquo”, de Raquel Beatriz Martins; “Sem Título”, de André Banha e Orlando Franco; “Cetus” de Nina Marcon Linden Mayer; “Kraken” de Joana Pinto Oliveira; “Pessoa Não-Humana” de Pedro Manuel Madeira Fernandes e Filipe Costa Veiga Van Mayer Reis; “A Barbatana” de Cristina Maria Seguro Seco; e “Following The Sun” de Wiktoria Szawiel e João Filipe.
Mais informações