“A Arte Chegou ao Colombo”
“A Arte Chegou ao Colombo” regressa com uma estreia em Portugal, com exposição disponível a partir de 21 de junho. A entrada é gratuita.
Entre 21 de junho e 7 de agosto, “A Arte Chegou ao Colombo” recebe “Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva”, uma exposição inédita sobre da Vinci, um dos artistas mais importantes do Renascimento que, em 2022, celebra o 570º aniversário de nascimento. Pela primeira vez em Portugal e num centro comercial, a exposição, que fará parte da agenda cultural da cidade de Lisboa durante quase dois meses, é de entrada gratuita e marca a 12ª edição do projeto de arte pública do Centro Colombo.
A experiência de arte imersiva vai ter sessões a cada 15 minutos, numa sala com cerca de 150 metros quadrados, na Praça Central, no Piso 0, e vai contemplar obras como o famoso desenho “Homem Vitruviano”, estudos de máquinas de guerra como “A Catapulta” e as emblemáticas pinturas “Mona Lisa” e “A Dama com Arminho”, entre muitos outros trabalhos reconhecidos mundialmente. Uma verdadeira imersão num mundo de cor e música, onde os visitantes são convidados a deixarem-se levar pela obra de Leonardo, perderem-se nos detalhes dos seus retratos, nos desenhos dos rostos e na representação dos gestos.
Com edição e produção artística do Art Media Studio, cujo trabalho foi adotado por alguns dos principais museus a nível mundial, como o Galleria Uffizi e a Galleria dell’ Accademia em Florença (Itália) ou o OCT Design Museum em Shenzhen (China), entre outros museus de renome, esta exposição marca a sua estreia em Portugal. O conceito e produção executiva ficou a cargo da State of the Art (SOTA), e conta com a parceria institucional do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.
“Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva” é fruto do projeto de arquitetura do Diogo Aguiar Studio, um museu temporário que estará no epicentro da Praça do Centro Colombo, com cerca de seis metros de altura e mais de 700m3, fazendo deste o maior volume já projetado neste espaço.
Esta exposição faz parte de “A Arte Chegou ao Colombo”, um projeto pioneiro do centro que nasceu da vontade de divulgar, promover e democratizar a interação com a arte de forma gratuita e acessível a todos. As exposições deste projeto já foram visitadas por mais de 1 milhão de pessoas ao longo destes mais de 10 anos.