Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A Casa da América Latina apresenta: exposição Um Palco Sobre o Atlântico

UM PALCO SOBRE O ATLÂNTICO 

Exposição

Casa da América Latina

Entrada gratuita

image.png

 

A Casa da América Latina organiza, em parceria com o Museu Nacional do Teatro e da Dança, a exposição Um Palco sobre o Atlântico.

Com recurso a fotografias, recortes de jornais e outros materiais seleccionados e cedidos por José Carlos Alvarez, esta exposição retrata a presença dos atores portugueses em palcos do outro lado do Atlântico – nomeadamente em países como o Brasil, a Argentina ou o Uruguai – no início do século XX.

Um Palco Sobre o Atlântico surge na sequência do trabalho desenvolvido para a És Cena – 2ª Mostra Latino-americana de Teatro, que arrancou precisamente com a conferência Um Palco Sobre o Atlântico. José Carlos Alvarez resume assim esta exposição:

Durante quase um século, entre 1860 a 1950, a vida teatral portuguesa assistiu a um permanente vai e vem entre Portugal e o Brasil que envolveu, praticamente, todos os nossos maiores atores e as mais importantes companhias portuguesas de teatro. Estas viagens de ida e volta, que demoravam muitos dias e que eram feitas sempre de barco transformaram o Oceano Atlântico, do ponto de vista simbólico, numa espécie de grande palco. Com esta pequena exposição documental e iconográfica, pretende-se evocar esta história tão singular, que caracterizou a vida cultural e teatral portuguesa desse tempo e que consolidou, talvez como nunca antes, as relações culturais e artísticas entre estas duas nações.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.