Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A CRIAÇÃO DA AMÉRICA | A Revolução Americana | Discovery Channel | 1 de fevereiro às 21 horas

 

O Discovery Channel volta a mostrar a sua paixão pela história com a emissão de ‘A Revolução Americana’, uma série que retrata o conflito bélico que deu lugar à criação dos Estados Unidos, prestando também especial atenção ao papel desenvolvido por alguns patriotas anónimos que conseguiram mudar o rumo da guerra. ‘A Revolução Americana’ estreia no Discovery Channel no dia 1 de fevereiro às 21 horas.

 

A construção dos Estados Unidos como nação dispõe de uma abundante historiografia política, militar, económica e social. No entanto, houve muitos detalhes e histórias particulares que não ficaram refletidos na Revolução das Treze Colónias, a primeira de muitas revoltas liberais que inauguraram a Época Contemporânea nos finais do século XVIII. Foi por isso que o Discovery Channel marcou para o dia 1 de fevereiro, a partir das 21 horas, uma série de três episódios que vêm preencher os buracos da história do nascimento dos Estados Unidos: ‘A Revolução Americana’. Ao longo dos episódios são narrados os momentos que deram origem à rebelião, com especial atenção às histórias esquecidas dos heróis anónimos que participaram no processo.

 

Para dar sentido às ideias do liberalismo e à busca pela felicidade que os rebeldes incluíram na sua Declaração da Independência, o diminuído exército americano teve que recorrer à heroicidade para combater a metrópole, dando lugar a confrontos como o Massacre de Boston (1170), as batalhas de Lexington, Concord (ambas em 1775) e Yorktown (1781), entre outras.

 

No primeiro episódio do documentário, acompanha-se a história de cinco patriotas anónimos que buscam a liberdade dos americanos por intermédio de várias revoltas contra a Grã-Bretanha que se vê obrigada a ceder a independência. Graças à excelente capacidade oratória, um médico de Boston chamado Joseph Warren é chamado para encabeçar a rebelião e impulsionar a primeira rede de espionagem americana. John Brown, um comerciante de Rhode Island, foi o líder de um ousado ataque contra um barco inglês. Samuel Prescott foi designado de surpresa para levar à prática a missão secreta de Paul Revere, destinada a alertar as forças coloniais da chegada dos britânicos. Samuel Whittmore, um agricultor de idade avançada, conseguiu converter-se em herói no primeiro dia das hostilidades e, por último, um ex-escravo chamado Salem Poor, que inspirou as tropas nestes anos tão importantes.

 

No segundo episódio, cinco novos protagonistas chegam aos ecrãs num momento em que parece que a independência americana é uma causa perdida, com o Exército Continental de George Washington prestes a ser aniquilado. Os dotes destes patriotas são a razão pela qual as colónias se mantiveram vivas e dispostas a lutar mais um dia: John Glover, um duro marinheiro de Nova Inglaterra que salvou 9.000 soldados de uma captura em Long Island; o agente duplo Juan Honeyman que ajudou Washington a conquistar uma vitória impressionante em Trenton; uma adolescente chamada Sybil Ludington que cavalgou debaixo de fogo para lutar contra o inimigo; na Pennsylvania, um franco-atirador chamado Timoteo Murphy que disparou um bala que mudou o rumo da guerra e um guerreiro índio, chamada Han Yerry, que liderou uma missão de resgate para socorrer os soldados feridos em Valley Forge.

 

No terceiro e último episódio da série ‘A Revolução Americana’, o exército britânico lança uma nova campanha no Sul, sem saber que outros cinco patriotas ajudavam a reverter o curso dos acontecimentos. Nancy Hart, uma mãe de oito filhos residente em Georgia, acabou com uma patrulha leal à metrópole com uma só mão; Elizabeth Burgin resgatou corajosamente vários prisioneiros americanos em Brooklyn; o gigante soldado Peter Francisco converteu-se numa lenda no campo de batalha; em Virginia, o escravo James Armistead roubou segredos chave que conduziram a uma surpreendente vitoria em Yorktown e a adolescente Betty Zane que conseguiu esquivar-se à morte com uma última batalha da revolução.

 

‘A Revolução Americana’ estreia no Discovery Channel no dia 1 de fevereiro às 21 horas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.