Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A erupção da Ilha do Fogo vivida na primeira pessoa pelo geólogo José Madeira é o tema da terceira Conferência Ciência Viva

 

CCv-26-marco-150.png

 


 O geólogo José Madeira é o convidado da próxima conferência Ciência Viva, que terá lugar no dia 26 de Março, quinta-feira, às 19.30, no Pavilhão do Conhecimento.

O investigador integrou a equipa de geólogos e geofísicos em missão na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, na sequência da erupção vulcânica em Novembro passado. Durante duas semanas, esteve directamente envolvido na previsão do percurso das lavas, recolha de amostras para estudo dos materiais vulcânicos emitidos e gestão da crise, em colaboração com as entidades locais.

José Madeira partilhará com o público do Pavilhão do Conhecimento a sua experiência in loco e a forma como o desastre natural obrigou à evacuação de cerca de mil habitantes de Chã das Caldeiras, destruiu duas localidades, terras agrícolas, estradas e o edifício do Parque Natural da Ilha do Fogo. O que distingue esta erupção das anteriores? E de que forma a população local encara este fenómeno natural?

Especialista em vulcanologia e neotectónica, José Madeira é doutorado pela Universidade de Lisboa, onde actualmente lecciona no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências. É ainda membro do grupo de investigação em Riscos Sísmicos e Vulcânicos do Instituto Dom Luiz.

A entrada na conferência é gratuita mediante inscrição prévia na página do
Pavilhão do Conhecimento.

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.

Próximas conferências:

30 de Abril: Patrícia Beldade | Instituto Gulbenkian de Ciência | Biologia evolutiva

28 de Maio: Nuno Ferrand | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto | Biodiversidade

25 de Junho | Lia Vasconcelos | Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | Ilhas de Plástico - Que fazer?