Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A escrita e a leitura influenciadas pelo Oriente

Oficinas inspiram-se no espólio do Museu

 

comunidade_Gligamesh-min.jpg

 

 

 

Comunidade de Leitura: Gilgamesh e Oficina de Escrita são os dois ateliês orientados por Alexandra Lucas Coelho, ambos em duas sessões nos dias 14 e 28 de Julho, que partindo do espólio do Museu do Oriente visam desenvolver e analisar técnicas de leitura e de escrita.

 

Do Norte de África ao Japão vão muitos ‘orientes’ e milhares de anos de literatura. Gilgamesh, obra estudada na oficina Comunidade de Leitura convoca todo o mundo da Mesopotâmia a partir de Uruk, uma das primeiras cidades da História, situada onde hoje é o Iraque, e cenário de sucessivas devastações ao longo dos tempos. É considerado o poema inaugural da criação humana, escrito em tabuinhas de argila há quatro mil anos. A primeira sessão será de apresentação e contexto e, a segunda, de debate sobre as leituras.

 

Já a Oficina de Escrita analisa, na primeira sessão, exemplos de textos curtos escritos a partir de obras de arte/peças de museu, uma tradição com vários exemplos na literatura de língua portuguesa. Abordando algumas técnicas de escrita, o desafio é que os participantes escrevam um texto — poema, mini-conto, crónica — livremente inspirado numa peça do espólio do Museu do Oriente. Na segunda sessão, esses textos serão debatidos.

 

Escritora e jornalista, Alexandra Lucas Coelho publicou três romances e cinco livros de não-ficção, vários situados no Médio Oriente e na Ásia Central, regiões que cobriu como repórter (Egipto, Israel/Palestina, Jordânia, Líbano, Síria, Turquia, Iraque, Paquistão, Afeganistão, Índia). Foi correspondente do Público em Jerusalém e no Rio de Janeiro. Com o primeiro romance, E a Noite Roda (2012), recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da APE. Seguiram-se O Meu Amante de Domingo (2014) e Deus-dará (2016). Os seus livros de não-ficção cruzam viagem, crónica e reportagem: Oriente Próximo (2007), Caderno Afegão (2009), Viva México (2010), Tahrir (2011) e Vai, Brasil (2013).

 

Comunidade de Leitura: Gilgamesh

14 e 28 de Julho

Horário: 17.00-18.30

Preço: 35 € (duas sessões)

Participantes: mín./máx. 20

 

Oficina de Escrita

A partir do espólio do Museu do Oriente

14 e 28 de Julho

Horário: 19.00-20.30

Preço: 35 € (2 sessões)

Participantes: mín./máx. 20

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.