Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A Ética na Comunicação de Ciência em debate no próximo Dia C

Conversas_Etica_Ciencias_Vida-Maio_convite(1).png

 É já esta quinta-feira, 26 de Maio, às 19.30, que a ética na comunicação de ciência vai estar em foco no Pavilhão do Conhecimento, na 5ª edição do Dia C. São oradores convidados João Lobo Antunes (Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida), António Vaz Carneiro (Centro de Estudos de Medicina Baseados na Evidência, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e António Granado (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). A moderação estará a cargo de Catarina Ramos (Fundação Champalimaud).

O debate sobre comunicação de ciência não se esgota na questão da qualidade técnica e da eficácia. Em discussão estarão tópicos como a responsabilidade pela fundamentação das conclusões divulgadas, a precaução perante resultados preliminares, especulações ou afirmações exageradas, a honestidade quanto ao grau de incerteza da investigação ou a transparência quanto a conflitos de interesses dos cientistas ou comunicadores envolvidos.

Que princípios devem orientar a comunicação de ciência? A quem cabe assegurar o reconhecimento dos valores que daí decorrem? E de que modo?

Junte-se ao debate com os especialistas.

Esta iniciativa integra as Conversas Ciência Conhecimento (Dia C) organizadas em parceria com o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, que decorrem no Pavilhão do Conhecimento até Novembro na última quinta-feira do mês.

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia em www.cienciaviva.pt.

O Dia C tem como media partner o jornal Público.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.